Nada de buzinas, congestionamento ou estresse. Durante um dia, Estocolmo não terá carros nas ruas. A capital da Suécia planeja banir o uso de veículos motorizados no centro da cidade no dia 19 de setembro. É uma forma de fazer com que os cidadãos imaginem como seria a vida na cidade com menos carros e mais meios alternativos de transporte.
Segundo o Quartz, o projeto faz parte da European Mobility Week (Semana Europeia da Mobilidade), uma iniciativa da Comissão Europeia que busca promover o transporte sustentável. Mais de 200 cidades vão participar com atitudes verdes neste ano.
Entre os locais que adotaram a ideia, três capitais (Budapeste, Lisboa e Estocolmo) ficarão um dia livre de carros. Pontos populares da capital sueca estarão sem o tráfego de automóveis, incluindo as ruas ao redor da estação central, a praça Sergel e algumas das pontes que cercam a cidade.
Não é de hoje que Estocolmo levanta a bandeira da sustentabilidade. Em 2010, ganhou o primeiro prémio European Green Capital (Capital Verde da Europa), por suas baixas emissões de gases poluentes no transporte, padrão de água potável e gestão inovadora do lixo.
Além de Estocolmo, outras grandes cidades mundiais vêm adotando medidas semelhantes para diminuir o uso dos carros, tornando seus ambientes urbanos mais habitáveis, silenciosos e menos poluídos. São elas: Madrid (Espanha), Hamburgo (Alemanha), Milão (Itália), Helsinque (Finlândia), Copenhague (Dinamarca), Paris (França) e Chengdu (China).
Leia também:
Suécia promove desafio sobre mobilidade na UFRJ
Metrô de Estocolmo (Suécia) terá novo modelo de trem
Um estacionamento para 1.500 bicicletas na terceira maior estação intermodal da Suécia