Pedala Zezinho fecha o ano com festival em SP neste sábado (18)

Ação que desde 2011 promove o modal bicicleta entre crianças e jovens (zezinhos e zezinhas) da periferia da cidade encerra o ano com oficinas abertas e cinema

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Aromeiazero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de julho de 2015

Aulas de mecânica de bicicleta, do Pedala Zezinho

Aula de mecânica de bicicleta do projeto Pedala Zezinho

créditos: Divulgação

 

No próximo sábado (18), será feito o encerramento das atividades do Pedala Zezinho 2015, projeto desenvolvido há cinco anos pelo Instituto Aromeiazero e Casa do Zezinho e que apresenta às crianças e jovens da periferia da zona sul de São Paulo o potencial de uso da bicicleta, tanto como modal de transporte como pelas possibilidades profissionais.

 

O Mobilize apoia esta atividade, que começa hoje, quinta-feira (16) e vai até sábado (18), com a realização de atividades, oficinas, projeção de filmes (Bikes vs Cars), pedaladas, entre outras, todas abertas à participação do público.  

 

Pedala Zezinho

O projeto Pedala Zezinho acontece desde 2011 como uma parceria do Instituto Aromeiazero e a Casa do Zezinho. O objetivo é levar às crianças e jovens de bairros da periferia da zona sul de São Paulo a discussão sobre a mobilidade sustentável por bicicleta.

 

Este ano, as atividades do Pedala Zezinho começaram em janeiro, com um festival, uma tradicional Oficina Comunitária em que voluntários consertaram bicicletas ajudados pelos próprios jovens, e aulas de Bike Trial e Instabike registrando tudo.

 

A partir de maio, o projeto fez a entrega de uma bike doada para cada zezinho participante poder restaurar essa bicicleta. As oficinas aconteceram na própria Casa do Zezinho, no bairro do Capão Redondo, onde jovens tiveram aulas de mecânica e contato direto com as diversas possibilidades que a bicicleta oferece.

 

Grande parte das aulas do Pedala Zezinho são de mecânica básica, em que cada participante tem como objetivo reformar uma bike usada, doada para o projeto, explicam os monitores do projeto. Além disso, foram realizadas outras atividades, como pedaladas pelas novas ciclovias de São Paulo, e curso de legislação no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET. Os trabalhos tiveram sempre o acompanhamento de um grupo de especialistas nas áreas de psicologia e coaching.

 

Uma das propostas mais instigantes para os jovens foi poder pedalar juntos por São Paulo, formando turmas de zezinhos que usaram as 'laranjinhas' do Bike Sampa. Com elas, eles puderam conhecer pedalando não só as badaladas ruas da Vila Madalena, mas também as tristes ruas da Cracolândia, no centro, além de encarar metrô e trens da CPTM nos horários de pico do fim da tarde. Uma experiência urbana inédita para muitos destes meninos e meninas.

 

Outro passeio foi uma visita ao clube esportivo CDC Arena Radical, na Vila Olímpia, onde tiveram aula com 'a lenda' Niltão numa pista de BMX e andaram de skate numa miniramp, depois de passarem a manhã curtindo as margens do Rio Pinheiros, onde muitos nunca haviam estado antes.

 

Atividades de encerramento de 2015

Nos dias que antecedem o fim da programação este ano, o projeto ainda realiza duas atividades abertas: Cinema de Bicicleta, nesta quinta-feira (16) a partir das 17 h, e um Festival no sábado (18), a partir das 8 h da manhã. Hoje (16), uma coletânea de vídeos foram selecionados para os zezinhos e zezinhas como abertura da sessão de cinema, e às 19 h será exibido o longa Bike VS Cars, seguido por debate com a ativista Aline Cavalcante. O assunto é pertinente, já que muitos zezinhos já reclamam por uma ciclovia no bairro.

 

Finalmente no sábado (18), bem cedinho, a partir das 6h30, tem início os preparativos do Festival Pedala Zezinho, com uma equipe de plantão recebendo os primeiros jovens na Casa do Zezinho; um bonde sairá do Largo da Batata e a rua Anália Dolácia Albina, no Capão Redondo, na altura no número 30, sede da entidade, será fechada para os carros.

 

Às 9 horas abre a Oficina Comunitária, para conserto e manutenção das bikes das crianças e adolescentes. Outras atividades paralelas são o Bike Polo e a oficina de Serigrafia e de confecção de pipas.

 

Para estas atividades, todos os voluntários são bem vind@s! Quem topar, terá a chance de trabalhar ao lado dos zezinhos que cursaram as aulas de Formação do Pedala Zezinho. Eles estarão a postos no sábado (18), ajudando em todas as atividades do evento, principalmente na Oficina Comunitária.

 

Para mais informações, acesse o facebook do Aromeiazero. Ou mande um email para contato@aromeiazero.org.br 

 

Serviço

Pedala Zezinho 2015

Quando: Quinta-feira 16/7, das 17h às 20h30; e 18/7, das 9 às 13h.

Onde: Casa do Zezinho (www.casadozezinho.org.br), à rua Anália Dolácio Albino, 30 - Capão Redondo, São Paulo-SP

 

Leia também:

Pedala Zezinho 2015

Cicloativistas paranaenses aprovam projeto da ciclovia Morretes-Antonina

Maioria usa bicicleta como meio de deslocamento no cotidiano, diz pesquisa

Mobilidade, bicicleta e desigualdade social 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário