Há três anos, pedalar se tornou a rotina do casal Karla Silva e André Cherri. De bicicleta, o casal de paulistas já percorreu cerca de 31 mil km em 40 países. De volta ao Brasil, estão emSanta Maria, hospedados em casas de famílias (confira no vídeo).
Em 2012, eles trocaram o conforto do apartamento em São Paulo por uma vida de aventuras. "Comecei a pesquisar rotas, visto, bicicleta, sem a Karla saber. Até que, um dia eu falei pra ela: vamos arrumar umas histórias pelo mundo de bicicleta?", lembra o fotógrafo. A nutricionista concordou na hora.
Os dois tiram o básico para viver com a renda do aluguel de apartamento em São Paulo. Eles garantem que gastam menos na estrada do que se estivessem em casa, já que dormem em barracas e se hospedam em residências de pessoas que conhecem na viagem. Para atravessar oceanos, pegam carona em barcos. Às vezes, vão de avião.
Karla e André não sabem até quando devem ficar em Santa Maria. Tudo depende do tempo. A nutricionista conta que já correram perigo por causa de más condições climáticas no México.
"Era época de furacão, e um deles chegou muito rápido, nós estávamos na zona onde aconteceu tudo. Eu fiquei com muito medo. Achei que dali não passaríamos", conta ela.
Mesmo com as dificuldades e desafios, o casal diz que vale a pena. E recomendam a aventura.
"Você passa a se conhecer um pouco mais. É muito enriquecedor, uma experiência inesquecível", diz Cherri.
Leia também:
App para celular pretende recompensar pedaladas
Maioria usa bicicleta como meio de deslocamento no cotidiano, diz pesquisa
Mobilidade, bicicleta e desigualdade social