O uso da bicicleta muitas vezes é atribuído apenas para o lazer, porém uma pesquisa mostra que existe o uso expressivo da magrela em deslocamentos do dia a dia. Na verdade, esse fato já havia sido constatado em contagens feitas por cicloativistas.
Um novo estudo intitulado “De bike ao trabalho” comprova a afirmação. A pesquisa feita pelo Bike Anjo, que é realizada anualmente, aponta que 63% dos entrevistados usam a bicicleta ao menos duas vezes por semana em seus deslocamentos.
Foram entrevistados 1.531 brasileiros de 205 cidades. Os dados revelam ainda que 68% fazem o uso da bicicleta como meio de transporte frequentemente.
Ainda segundo a pesquisa, 37,6% dos entrevistados pedalam todos os dias até o posto de trabalho, não importando a condição climática, ou seja, pedalam sob chuva ou sol.
Há ainda 16,3% que afirmaram nunca terem experimentado o deslocamento de bike, mas que gostariam de usar este veículo como meio de deslocamento.
Ciclovias
As novas ciclovias instaladas nas cidades podem ser indutoras de demanda. O estudo mostra esta tendência, onde 46,5% dos entrevistados afirmaram que não utilizam a bicicleta por falta de vias para ciclistas em seu deslocamentos.
Pesquisa De bike ao trabalho, do Bike Anjo
Números:
Foram entrevistadas 1.531 pessoas, de 205 cidades. Destes:
68% usam frequentemente como meio de transporte;
63% usam bicicleta ao menos duas vezes por semana;
37,6% pedalam todos os dias na ida ao trabalho;
16,3% nunca tentaram, mas gostariam de usar a bicicleta para se deslocar;
46,5% não usam a bicicleta por falta de vias para ciclistas.
Leia também:
BH abre espaço para bikes durante as férias escolares
Paraná terá ciclovia de 58 km ligando Antonina e Morretes
Mobilidade, bicicleta e desigualdade social
Cicloativista cria empresa de logística ativa