A partir deste sábado (4), começa a ser realizada a pavimentação asfáltica em vias do Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Outra novidade é que a Avenida Guararapes vai ganhar uma faixa reversível, que servirá de segunda a sábado, das 6h às 20h, como faixa exclusiva para transporte coletivo, e à noite a partir das 20h, será utilizada como uma ciclovia. O objetivo é melhorar a mobilidade na cidade e proporcionar um local adequado para o ciclismo.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, a obra da faixa será dividida em trechos para não atrapalhar o trânsito e as mudanças devem ser implantadas até o ínicio de agosto. “Primeiro vamos interromper a obra entre o viaduto até o primeiro semáforo. Em seguida, do semáforo da Avenida Souza Filho até Prefeitura Municipal de Petrolina. E o terceiro trecho será da Prefeitura até o Monumento da Integração. As obras podem causar algum transtorno, mas vamos tentar minimizar ao máximo”, relata.
A expectativa é que com a faixa exclusiva de 1.200 metros na Avenida Guararapes, os ônibus tenham uma velocidade contínua, fazendo os trajetos em um tempo menor. A velocidade máxima que será permitida na via será de 60 km/h.“Será uma faixa reversível coberta por asfalto e que vai receber uma sinalização adequada com divisores de pista. Terá também monitoramento eletrônico feito por câmeras de segurança no local, pois no trecho durante o dia será voltada para a faixa exclusiva para ônibus e a velocidade dos coletivos ficará maior”, explica Valgueiro.
Além do horário de 20h às 6h, de segunda à sábado. Aos domingos e feriados a faixa deverá ser de uso exclusivo para os ciclistas.
Leia também:
No Recife, investimentos em mobilidade não dialogam com a paisagem urbana
No Recife, corredor Leste Oeste troca uma linha convencional por BRT
Em Petrolina (PE) usuários reclamam da situação dos pontos de ônibus