O diretor-geral do Detran, Arão Lobão, disse que o aumento de carros emplacados de 5.861 carros para 22.932 é sinal de desenvolvimento econômico do Piauí, mas enfatiza que a frota de veículos de Teresina é maior porque 40% dos proprietários de veículos estão inadimplentes sem emplacarem seus carros.
Arão Loão declarou que o aumento da frota de veículos demonstra pujança da economia piauiense e o Detran vai aproveitar a campanha contra a violência no trânsito, lançada, em parceria com o Sistema Integrado Meio Norte, para conscientizar aos motoristas que emplaquem e regularizem os documentos de seus veículos.
O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, afirmou que o aumento da frota de veículos também demonstra o desenvolvimento econômico de seu município. Ele lembra que em Floriano a frota é de 35 mil veículos e há dez anos, o número de veículos não ultrapassava os 20 mil.
O crescimento da frota de veículos de Floriano tem aumentado a cada ano, mas o prefeito Gilberto Júnior percebe que no último ano a crise reduziu a velocidade do desenvolvimento da cidade, o que não impediu o crescimento de 8% a 10% de abertura de lojas. “A abertura de lojas não só aumentou de 8% a 10%, como houve uma padronização, com elevado nível de investimentos”, afirmou Gilberto Júnior.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirma que houve crescimento expressivo da frota de veículos na capital pelo aumento do poder aquisitivo e da facilitação do crédito para a compra de veículos. “As Prefeituras têm que fazer obras de mobilidade urbana para se adaptar a essa nova situação”,declarou.
Leia também:
Ciclista de 70 anos chega ao Piauí após pedalar 1,7 mil km
Obras no metrô de Teresina reduzem viagens pela metade
No Piauí, FGV vai monitorar obras prioritárias, a maioria de mobilidade urbana