O Governador do Hawaii, David Ige, assinou um projeto de lei que estabelece meta de energia renovável do estado a 100% em 2045. Em outras palavras, em 30 anos, o Hawaii deve ser movido por energia renovável - presumivelmente uma mistura de energia solar, eólica, e energia geotérmica.
Atualmente, o Hawaii produz cerca de 21% da sua eletricidade a partir de energias renováveis e o restante de combustíveis fósseis importados. O custo da eletricidade é alta lá, então a mudança para energias renováveis não só vai ser melhor para o meio ambiente, como provavelmente irá reduzir o valor da conta de eletricidade para os consumidores.
Sendo os combustíveis fósseis eliminados, o custo da eletricidade não estará sujeito à flutuação dos preços do petróleo. Paralelamente, a tecnologia de armazenamento de energia parece pronta para crescer em paralelo com a expansão das energias renováveis.
Obviamente, este segmento se complementa muito bem e abre caminho para a expansão, também, dos veículos elétricos que não produzem emissões pelo tubo de escape, e no Havaí eles acabarão por serem carregados apenas com energia limpa. Será que vai ser o primeiro estado 100% de energia renovável nos Estados Unidos da América?
Leia também:
Em Amsterdã todos os ônibus serão elétricos
China lança ônibus elétrico que carrega bateria em apenas 10 segundos
Táxis elétricos no Rio evitam emissões de nove toneladas de CO2