A cidade de Araguaína, a 368 km da capital Palmas, ao norte do país, iniciou há algumas semanas a implantação da sinalização vertical e a pintura da horizontal das ciclofaixas, destinadas exclusivamente à utilização de ciclistas.
Uma das estratégias apontadas por especialistas em trânsito para oferecer outras alternativas de transporte aos cidadãos, a iniciativa foi comemorada na última sexta-feira (29) por um grupo de mais de 100 ciclistas que participou das atividades de inauguração da primeira rua com a ciclofaixa sinalizada, a Ademar Vicente Ferreira.
A implantação soma-se às melhorias implementadas no trânsito e no transporte público, que dão um novo ordenamento para a urbanização da cidade. As faixas de tráfego de sentido único para bicicletas começa pela rua Ademar Vicente Ferreira, e segue pela Sadoc Correa e rua das Mangueiras, que recentemente sofreram alterações em sua extensão, melhorando a qualidade de vida do araguainense. Nestas vias, recebem ciclofaixas o trecho que vai da rua Dom Bosco, no centro, até a Avenida Filadélfia, e também a extensão que sai da rua Dom Bosco até a rua das Palmeiras.
O presidente da Agência Municipal de Transportes e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, explica que as ciclovias serão sinalizadas por uma faixa branca, fazendo a separação física entre o espaço reservado para circulação de bicicletas e o resto da via, tachões brancos do tipo “tartaruga” e faixa vermelha pintada no chão. “Tínhamos planejado a ciclofaixa para a região central, mas mudamos o planejamento, pois as ruas são estreitas e volume de carros e a circulação é grande”, explicou Fidalgo.
Transporte sustentável
De acordo com o prefeito Ronaldo Dimas, após as vias modelo, estão sendo feitos estudos para implantação de novas ciclofaixas em outros pontos da cidade. “Com as vias planejadas, queremos incentivar o transporte sustentável, a partir do uso de bicicletas, evitar congestionamentos e proporcionar aos ciclistas espaços reservados, apropriados, seguros e confortáveis”, destacou Dimas.
O gestor assegurou também que foi necessário determinar quais ruas na cidade são adequadas ao tráfego de bicicleta, deixando as rotas mais claras às pessoas que se deslocam pela cidade sobre duas rodas. “Os espaços cicloviários são situações atuais e futuras das cidades. A bicicleta não vai acabar com o trânsito nas grandes cidades, mas pode dar agilidade para quem acredita que o mais simples é andar de bike”, analisou ele.
A alteração fez a retirada de vagas de estacionamento junto ao meio-fio para instalação dos primeiros trechos de ciclofaixa na cidade. “Futuramente, esperamos registrar bom fluxo de usuários”, finalizou o prefeito.
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