A Prefeitura iniciou, na quinta-feira (28), um projeto piloto, em parceria com a empresa Inova, para melhorar a limpeza de ruas e avenidas da cidade. O serviço contará agora com dez triciclos (cinco motorizados e cinco com sistema de pedais) para fazer o resgate dos sacos de lixo usados no armazenamento de resíduos jogados nas lixeiras e no chão.
As ciclovias da região central, nesse primeiro momento, serão usadas pelos veículos com pedais, chamados de triciclos bike, no deslocamento até os pontos onde o lixo será recolhido.
Já os motorizados usarão os corredores viários utilizados pelas motos. Os alvos, agora, são as avenidas 23 de Maio, Paulista, Consolação e Radial Leste, entre outras grandes vias, e a Praça da República.
A ação funciona assim: inicialmente, um grupo de garis, a pé, recolhe os dejetos das lixeiras ou da varrição pública. Posteriormente, os servidores com os triciclos fazem o resgate dos sacos e os levam até os caminhões compactadores.
O triciclo bike tem uma caçamba na traseira que suporta até dez sacos de resíduos. O motorizado carrega até 20 sacos. “Você pode agilizar o processo (de recolhimento do lixo) e isso pode ter impacto de produtividade. Cada trabalhador (gari) sendo mais produtivo com as novas tecnologias (triciclos), diminui o impacto no custo (de limpeza da cidade)”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT).
Atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Serviços, o prazo máximo de recolhimento é de quatro horas. A pasta não disse qual é a meta para reduzir esse tempo com o novo modelo.
Por ano, a Prefeitura gasta quase R$ 1 bilhão por ano com a limpeza da cidade. “Isso tudo é custo, não é investimento”, reclamou Haddad.
Faltou equilíbrio
Logo após a apresentação dos triciclos, alguns garis saíram pelas ruas, nas redondezas da sede da Prefeitura, para testar o equipamento. Ao menos dois deles mostraram pouca habilidade e perderam o equilíbrio algumas vezes, quase indo ao chão. “Recebemos um pouco de treinamento”, disse um deles, de capacete, joelheiras, cotoveleiras e luvas.
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