São Paulo bate a marca de 8 milhões de veículos

Registro de carros, motos, caminhões e ônibus na capital segue crescendo. Para especialistas, solução é investimento maciço em transporte público

Notícias
 

Fonte: G1 SP  |  Autor: Márcio Pinho  |  Postado em: 25 de maio de 2015

São Paulo tem média de 2,03 habitantes por veículo

São Paulo tem média de 2,03 habitantes por veículo

créditos: Arquivo Paulo Toledo Piza/G1

 

A frota da capital paulista chega a 8 milhões de veículos nesta segunda-feira (25), segundo projeção feita pelo portal G1 com base no número de novos emplacamentos diários feitos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que é de 723. O último dado oficial do departamento é o balanço de abril, quando a frota da cidade fechou em 7,98 milhões de veículos.

 

A nova marca evidencia a briga crescente por espaço nos 17 mil km de vias da cidade e, para especialistas, torna ainda mais importante o investimento maciço em transporte público. Os números do Detran mostram que todos os tipos de veículos seguem crescendo em São Paulo, desde motos, ônibus e caminhões.

 

O avanço do número de automóveis por pessoa é, porém, um dos quesitos mais alarmantes. Em março de 2011, quando a frota da capital bateu a casa de 7 milhões, a capital tinha aproximadamente um carro para cada 2,19 habitante se levadas em conta as projeções populacionais da Fundação Seade. Hoje, essa relação baixou para 2,03.

 

Já no Brasil, essa proporção é de 4,1 habitantes para cada carro, segundo os últimos dados disponíveis do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Frota de veículos em São Paulo por ano
1980 1.604.135
1991 3.614.769
2000 5.128.234
2001 5.318.888
2002 5.491.811
2003 5.649.318
2004 5.807.160
2010 6.954.750
Fonte: Prefeitura de São Paulo e Detran

 

O avanço da frota ao longo dos anos tem impacto direto em problemas como congestionamentos e acidentes. Também em uma comparação com 2011, o trânsito no horário de pico foi nos primeiros quatro meses de 2015 foi 14% maior do que o verificado há quatro anos, chegando a picos de 109 km de lentidão.

 

Segundo especialistas em transporte, é um problema crescente, apesar da diminuição do trânsito se comparado com o ano passado em 16,3% -fato atribuído à crise econômica. A Prefeitura de São Paulo credita a melhoria no trânsito às obras de mobilidade da gestão Fernando Haddad que estariam contribuindo para a redução do uso do automóvel na cidade. Já em relação aos acidentes, o ano de 2014 teve 1.195 fatais, 7,2% mais do que o ano anterior.

 

Investimento em transporte público

Para especialistas em transporte ouvidos pelo G1, não há outra solução que não investimento maciço em transporte público. “Gastar com pontes e túneis hoje em São Paulo é jogar dinheiro fora. Em um mês se exaure”, afirma o consultor Horácio Figueira.

 

Frota da capital por tipo de veículo em abril de 2015
Leve 1* 1.055.707
Leve 2** 945.985
Automóvel 5.689.453
Ônibus 45.574
Caminhão 154.605
Reboque 83.851
Outros 7.196
*leve 1: ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo e quadriciclo
**leve 2: micro-ônibus, camioneta, caminhonete e utilitário
Fonte: Detran

 

 

 

 

Ele cita o exemplo da Marginal Tietê, que teve faixas ampliadas em 2009, canteiros eliminados, e que teve um ganho de velocidade apenas por um período, voltando a ser rapidamente um dos pontos caóticos do trânsito da capital.

 

Segundo o especialista, não seria possível colocar mais de 1 milhão de veículos ao mesmo tempo nos 17 mil km de vias de São Paulo, segundo cálculos feitos por ele considerando o tamanho médio dos carros e a malha viária da capital.

 

A opinião é semelhante à do professor área de transportes da Unicamp Carlos Alberto Bandeira Guimarães, que compara a cidade de São Paulo a um baile. "Vai chegando gente e o salão não aumenta de tamanho. O espaço viário para circularem não cresce nessa proporção.”

 

Para ele, as melhorias trazidas por uma linha de Metrô ou um corredor de ônibus são permanentes. Ele afirma que o investimento em faixas de ônibus na atual gestão Fernando Haddad (PT), quando foram inaugurados 475,4 km de faixas e corredores de ônibus, teve o mérito de melhorar a velocidade dos coletivos, tornando o serviço mais atrativo.

 

A Prefeitura de São Paulo, por sua vez, cita também os investimentos em ciclovias como motivo da recente queda de lentidão no município – hoje são 210 km. Bandeira Guimarães discorda que elas possam ter tido algum efeito significativo no trânsito. "Melhora no trânsito de São Paulo, só se houvesse uma grande melhoria e ampliação do transporte público num projeto de médio prazo. “É preciso investimento em massa em transporte público de qualidade", avalia.

 

Nesse mesmo sentido, Horácio Figueira lamenta a velocidade de crescimento do Metrô de São Paulo, que é de cerca de dois quilômetros novos por ano, menor do que outras metrópoles como Cidade do México. Para ele, a saída mais rápida é a construção de corredores de ônibus.

 

Figueira opina também que a mudança precisa ser cultural. “As pessoas já se acostumaram no padrão de conforto do carro, mesmo sofrendo duas horas, a pessoa não vê outra alternativa”, diz.

 

Leia também:

470 razões para investir em calçadas e ciclovias na Linha Verde do DF 

Transporte e planejamento urbano impactam, e muito, na saúde

Mesmo transportando 31% dos brasileiros, carro e moto consomem 85% dos gastos 

Cidades gigantes, desafios gigantes 

Comentários

Eduardo A Vasconcellos - 30 de Maio de 2015 às 17:32 Positivo 0 Negativo 0

São Paulo não tem 8 milhões de automóveis e insistir nisto distorce a discussão (seria a maior frota do mundo). Enquanto usar o auto for mais barato do que pagar a tarifa do ônibus não chegaremos lá - o custo na Europa é 5 a 7 vezes maior.

Clique aqui e deixe seu comentário