Primeira ciclovia solar do mundo está na Holanda, e é sucesso

Ciclovia no país batavo, inaugurada em 2014, surpreende ao gerar 3.000 kWh de energia elétrica, o suficiente para abastecer uma casa por um ano

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Fonte: Exame  |  Autor: Vanessa Barbosa  |  Postado em: 15 de maio de 2015

Em testes, ciclovia já gerou 3.000 kWh de energia

Em testes, ciclovia já gerou 3.000 kWh de energia

créditos: SolaRoad NetherlandsSolaRoad Netherlands

 

Reduto dos apaixonados por bicicletas, não por acaso a Holanda é o país onde se encontra a primeira ciclovia do mundo que capta luz solar e a transforma em energia elétrica. 

 

Nos primeiros seis meses de teste, a ciclovia protótipo, inaugurada em novembro de 2014, apresenta resultados que já superam as expectativas de seus criadores.

 

"A estrada gerou mais de 3.000 kWh, o suficiente para um scooter elétrico dar 2,5 voltas ao redor do mundo ou para abastecer com eletricidade uma casa por um ano. Não esperávamos um rendimento elevado como esse tão rapidamente", disse a empresa em nota.  

 

O projeto do SolaRoad, como é conhecido, é fruto de uma parceria público-privada desenvolvida pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) em parceria com a empresa de tecnologia Imtech. 

 

Com 7 km de extensão, a ciclovia é feita de uma base de concreto que varia de 2,5 m a 3,5 m de largura coberta por uma camada de células solares de silício.

 

O sistema gerador fica protegido por uma placa de vidro temperado resistente às pedalas dos ciclistas e, segundo os criadores, forte o suficiente para suportar até mesmo o peso de uma caminhão.

 

Ao lado da pista revestida, há outra faixa que é utilizada para referência e para testar vários revestimentos.

 

Il progetto SolaRoad ad Amsterdam

Projeto da SolaRoad, desenvolvido por TNO e Imtech. Imagem: SolaRoad 

 

A expectativa dos desenvolvedores é que o SolaRoad gere 70 kWh de energia por metro quadrado ao longo ano, valor que deve ser suficiente para abastecer a iluminação de ruas próximas à ciclovia e de semáforos.

 

Para o futuro, a ideia é replicar o modelo para ruas e estradas voltadas para outros transportes, além das magrelas. 

 

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