A maioria dos pedestres, ciclistas e motociclistas já foi surpreendida por um jato de água durante uma tempestade. A prática que para muitos é apenas imoral, na verdade, é considerada uma infração de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que usar o carro para jogar água em qualquer pessoa pode ser multado e levar pontos na carteira. Para isso, o atingido deve denunciar.
O fotógrafo e estudante de publicidade e propaganda Deny Oliver, 24 anos, já "levou um banho" ao trafegar de bicicleta por uma avenida de Palmas. "Fica muito complicado andar, os motoristas não respeitam, parece que fazem propositalmente e isso prejudica muito. Às vezes a pessoa está indo para o trabalho, por exemplo, e não pode voltar em casa para se trocar, fica uma situação além de constrangedora, sem solução".
O que fazer?
O artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro, diz que o motorista que for pego usando o carro para jogar água no pedestre ou em outro carro, será multado e terá pontos retirados da CNH, a multa pode chegar a R$ 85,15 e o condutor do veículo pode ter que dar explicações à polícia.
De acordo com a assessoria jurídica do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), basta que o pedestre anote a placa do carro caso consiga e dirija-se a uma delegacia mais próxima para realizar a denúncia formal. Vale lembrar que, não é apenas o motorista que pode ser multado, está exposto no artigo do CTB ainda que, a pessoa que jogar algum objeto no carro também terá que prestar contas de seus atos.
Leia também:
Palmas deve ter BRT e ciclovia de 35 km
Usuário de transporte coletivo cria aplicativo que fornece rotas de ônibus