Os moradores da região de Bom Juá, em Salvador, já podem utilizar, a partir desta quinta-feira (23), a estação do metrô. O deslocamento dos usuários, entre Bom Juá e a Lapa, será feito em aproximadamente 15 minutos. Com a entrega da sexta estação do equipamento público, a Linha 1 do metrô passa a ter 9 km de extensão, ampliando também seu potencial de embarque. A nova estação, que possui 5.150 metros quadrados de área construída, beneficia cerca de 70 mil moradores dos bairros da Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Calabetão, Mata Escura, Arraial do Retiro, Barreiras e São Gonçalo.
Segundo Rui Costa, as obras do metrô prosseguem com investimentos feitos a partir de empréstimos tomados pela CCR Metrô Bahia, empresa da iniciativa privada que administra o equipamento em Salvador. “Em junho ou julho, será entregue a estação de Pirajá e, até 2017, teremos 41 km de metrô em Salvador”. A estação Bom Juá começou a atender o público logo após a cerimônia de inauguração, realizada com a presença do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e de outras autoridades.
Economia de tempo
A diarista e cuidadora de idosos, Maria das Neves, 65 anos, mora na Rua Rio Branco, próxima à entrada da nova estação. Esperando o ônibus no ponto pela última vez, enquanto a solenidade era realizada, ela disse que na quarta-feira (22) ficou esperando ônibus no Barbalho por uma hora e quarenta minutos e ainda enfrentou mais uma hora no engarrafamento, até conseguir chegar em casa. De metrô, o mesmo trajeto teria sido feito em menos de 15 minutos. “Se fosse hoje, eu teria ido até o Campo da Pólvora e pegado o metrô. Às vezes eu também ia até o Retiro pegar o metrô para ir ao centro, só para não enfrentar os engarrafamentos. Hoje mesmo, mais tarde, vou pegar o metrô para ir ao Shopping Bella Vista”.
A nova estação é moderna e confortável e segue os padrões de acessibilidade com rampas, elevadores e escadas rolantes, piso-tátil e sinalização-tátil nos corrimãos das escadas. Também tem sanitários públicos feminino e masculino e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. As linhas 1 e 2 do metrô têm investimento total de R$ 3,6 bilhões dos governos estadual e federal e da concessionária CCR Metrô Bahia.
Leia também:
Como está o Plano de Mobilidade em sua cidade?
Prefeitos planejam dobrar ciclovias em capitais até 2016
Salvador quer se tornar cidade amiga da bicicleta