Calçada Cilada: 41 prefeituras recebem as denúncias; duas já deram retorno

Prefeituras de Natal e Florianópolis são as primeiras a responder ao mapeamento de calçadas feito por evento colaborativo da Corrida Amiga. Leia o balanço da atividade

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Fonte: Corridaamiga  |  Autor: Mobilize Brasil / Corridaamiga  |  Postado em: 23 de abril de 2015

Mapeamento foi feito em 41 cidades

Mapeamento foi feito em 41 cidades

créditos: Du Dias / Mobilize

 

No último sábado de março, a ação Corrida Amiga, com apoio do Mobilize e de outros parceiros, promoveu um grande evento de avaliação de calçadas, o Calçada Cilada. Voluntários de várias partes do país mapearam, usando o aplicativo Cidadera, os pontos problemáticos dos passeios de suas cidades e as denúncias foram encaminhadas às 41 prefeituras envolvidas na campanha.


Leia a seguir o balanço feito pela Corrida Amiga deste importante evento:

 

"No dia 28 de março de 2015 aconteceu a campanha #CalçadaCilada, idealizada pela Corridaamiga, com o apoio de diversos parceiros: Mobilize Brasil, Instituto Mara Gabrilli, Cidade Ativa, Desenhe sua Faixa, Pé de Igualdade e SampaPé. A ideia foi estimular e mobilizar voluntários a mapear colaborativamente as condições das calçadas em diversas localidades do país por meio do app Cidadera, priorizando o mapeamento de passeios com grande fluxo de pedestres, próximos a escolas e hospitais. Na cidade de São Paulo, foram adotadas as “rotas estratégicas” abrangidas no Plano Emergencial de Calçadas - PEC, instituído pela Lei nº 14.675/08.

 

- Contabilizamos 291 ocorrências em 41 municípios de 16 estados da federação; 

- Contamos com 30 parceiros que ajudaram na divulgação, articulação e execução da campanha por todo o Brasil;

- Cerca de 40 matérias na imprensa divulgaram a campanha #CalçadaCilada em pouco menos de 1 mês;

 

Os comentários mais recorrentes dos mapeamentos referem-se a calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos, carros etc.). Isso, quando há calçadas, pois em muitos locais esse espaço é inexistente. 

 

Após a Campanha, as 41 prefeituras que tiveram pontos mapeados foram informadas sobre o canal de interface com o Cidadera para que possam acessar e também responder às reclamações realizadas. No contato com as prefeituras onde tivemos mapeamento, contemplamos:

 

1) informe de que a campanha Calçada Cilada foi realizada (e os resultados dessa campanha);

2) informe dos pontos mapeados na localidade;

3) informe do canal de interface Cidadera-Prefeituras, onde podem se cadastrar e ter acesso facilitado às reclamações e também, responder aos cidadãos. 

 

Cem por cento das denúncias já foram encaminhadas às prefeituras. Até o momento, além de inúmeros protocolos gerados, os retornos mais 'diretos' foram das prefeituras de Natal (RN) e de Florianópolis (SC). Natal solicitou mais detalhes das denúncias. Respondemos com os comentários e fotos das reclamações. Já Florianópolis solicitou um maior aprofundamento sobre a utilização da interface com o Cidadera, em relação às contrapartidas e expectativa de resposta da Prefeitura às demandas que vierem a ser apresentadas. Tudo isso é muito positivo e reforça o interesse na questão de analisar o conjunto de demandas dos cidadãos e, por que não, considerá-las nas políticas públicas.

 

E por que fizemos tudo isso? 

Primeiramente, para sensibilizar os cidadãos. É curioso que embora um terço das viagens urbanas diárias sejam feitas a pé (ou seja, em algum momento, todos andam), não há ainda uma cultura de que ao usar nossos pés, estamos optando pelo 'modal a pé'. Então, é importante campanhas que provoquem esses diferentes olhares, sobretudo em relação à  qualidade dos passeios, mostrando que o deslocamento a pé, além de ótima opção ao sedentarismo e ao congestionamento de carros e ônibus, pode - e necessita - ser um meio de locomoção seguro.

 

Segundo, para utilizar os dados coletados para exercer pressão sobre o poder público por melhorias nos passeios, e apresentar meios mais efetivos de comunicação Cidadão-Prefeitura. As interfaces disponíveis (telefones, e-mails, plataformas de preenchimento on line etc.) não respondem às demandas na urgência e velocidade que a cidade necessita. Apps (como o Cidadera) facilitam e potencializam a comunicação, em tempo real e sem 'burocracia', além de empoderar os cidadãos. Logo, o uso da tecnologia é fundamental para avançarmos rumo à cidade que queremos. 

 

O mapeamento fica valendo mesmo após o dia 28 de março. Então, viu uma #calçadacilada por aí? Insira no mapa por meio do app Cidadera!"


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