Em entrevista à rádio Estadão, hoje (22) pela manhã, o prefeito Fernando Haddad anunciou um programa para construir e renovar calçadas em todas as regiões da cidade. O plano, que deve ser lançado ainda nesta semana, prevê inicialmente obras para a construção e renovação de 1.000 km de calçadas. Na mesma entrevista, Haddad anunciou a expansão da rede de ciclovias na cidade, com ênfase para as rotas que conectam os bairros aos terminais de ônibus e estações de metrô.
O prefeito explicou que a proposta do plano de calçadas nasceu a partir de estudos realizados pelas subprefeituras para a identificação dos locais que merecem receber as obras. Como resultado, todas as regionais respoderam apontando os pontos mais críticos, com alto tráfego de pedestres.
A proposta da prefeitura aponta o caminho correto, que é a gestão direta das calçadas pelo poder público, pelo menos nas áreas de maior circulação de pedestres. Durante a Campanha Calçadas do Brasil o Mobilize realizou uma enquete entre seus leitores e a mioria absoluta apontou essa alternativa como a melhor para a boa manutenção desses passeios.
Resultado de enquete na campanha Calçadas do Brasil, realizada pelo Mobilize em 2012
Leia também:
São Paulo quer mais calçadas, ciclovias e um trânsito "mais calmo"
Maratona de mapeamento de calçadas em todo o país faz do #CalçadaCilada uma ferramenta de pressão do poder público
Projeto pode trazer calçadas acessíveis à população da Grande Vitória
Prefeitura de SP recebe sugestões para melhorar a mobilidade a pé