Prefeitura de São José dos Campos (SP) apresentou nesta quinta-feira (16) detalhes estéticos do Bus Rapid Transit (BRT), batizado de Mobi - que consiste em corredores exclusivos para ônibus. O renomado arquiteto Ruy Ohtake, projetista do Educamais em Jacareí e das estações do Fura-Fila (Expresso Tiradentes) em São Paulo, entre muitos outros, vai ser o responsável pelo projeto urbanístico do sistema.
Ohtake já desenvolveu o conceito dos pontos de ônibus do Mobi, que serão fechados e abrigarão cerca de 200 pessoas. O arquiteto será responsável pela arquitetura, paisagismo e iluminação do sistema joseense. Ao todo, os corredores do Mobi terão 51 km de extensão e vão percorrer as regiões leste, norte, central e sul. O maior corredor será o da zona sul, que vai passar pela Estrada Velha e pela avenida Andrômeda. Serão 29 km de extensão com uma parada a cada 1,2 km.
A estimativa é que todo projeto custe R$ 850 milhões. O prefeito Carlinhos Almeida (PT) estima que as obras comecem em janeiro do ano que vem.
Leia também:
São José dos Campos (SP) lança novo edital para o BRT
São José dos Campos: plano de mobilidade entra em debate
Expresso Tiradentes: nem VLT, nem BRT