Rio de Janeiro vai ganhar mais uma ciclovia, a pedido de estudantes

Trecho de 10,4 km entre Cosme Velho e Botafogo foi proposto por estudantes em 2008 e agora poderá ser construído

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Natasha Mazzacaro  |  Postado em: 15 de abril de 2015

Philipe Moura pedala entre ônibus e carros na rua

Philipe Moura pedala entre ônibus e carros no Rio

créditos: Bárbara Lopes | O Globo


O físico Albert Einstein — que, volta e meia, era flagrado no topo de uma “magrela” — dizia que viver é como andar de bicicleta: “É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”. O que o alemão não contava, no entanto, era com a bagunça generalizada dos ônibus, caminhões e carros do Rio de Janeiro. Problema que, pelo menos em Laranjeiras, pode estar próximo de ser parcialmente solucionado.

A despeito das críticas feitas por especialistas da PUC, a Secretaria municipal de Meio Ambiente começou a construir 10,4 km de ciclovias, que cortarão até meados de agosto as ruas de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo. A malha, cuja implantação está orçada em R$ 1,4 milhão, deve legar estes bairros ao Aterro, permitindo que ciclistas trafeguem da Zona Sul até o Centro da cidade. O projeto prevê ainda conexão com as estações de metrô e com o Botafogo Praia Shopping.

Plano cicloviário

Necessidade iminente de qualquer cidade do porte do Rio, a ciclovia é um pedido antigo dos moradores da região e nasceu, em 2008, dentro de uma sala de aula do Liceu Franco-Brasileiro. Convidados a pensar numa solução para um problema diário, seis estudantes bolaram um plano cicloviário, apresentado no programa internacional americano First Lego League. O tema era 'transporte inteligente'.

"Uso a bicicleta para me locomover desde os 10 anos e, desde então, já sofri uma porção de pequenos acidentes. A falta de uma pista exclusiva acaba criando ciclovias invisíveis. Você começa a andar na rua por falta de opção" conta o estudante Philipe Moura.

O projeto foi apresentado para a prefeitura, que, em 2010, procurou o grupo de estudantes. Nesse mesmo ano, um levantamento mostrou que cerca de 800 ciclistas trafegavam por Laranjeiras todos os dias.

"As pessoas deveriam ser estimuladas a percorrer trajetos intermediários de bicicleta. A Colômbia melhorou seu problema viário assim" lembra o estudante Victor Pimenta.

 

Leia também:

Ciclovias do Rio são piores do que as de Nova York, Londres, Copenhague e Bogotá, revela estudo

Após reunião, Serttel garante que BikeBH vai melhorar

Prefeitura vai mudar sistema de bikes públicas em SP

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário