Curitiba: Prefeitura instala 120 semáforos para pessoas com mobilidade reduzida

Sistema funciona por botoeira especial acoplada ao semáforo e acionada por cartão, e garante de 20% a 30% de tempo aberto a mais do que com o semáforo normal

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Fonte: Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Prefeitura de Curitiba  |  Postado em: 13 de abril de 2015

Semáforos para idosos e pessoas com menor mobilida

Semáforos para idosos e pessoas com menor mobilidade

créditos: Cesar Brustolin / SMCS

 

A Prefeitura de Curitiba está implantando na cidade uma nova tecnologia que permite a idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade uma passagem mais segura de ruas. Serão instalados 120 semáforos inteligentes em 31 pontos da cidade, acionados por pessoas portadoras do cartão de passagens de idoso e de pessoa com deficiência da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A).

 

O primeiro equipamento foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho, no Centro, e começa a funcionar nesta terça-feira (14), às 11 horas, com a presença do prefeito Gustavo Fruet. No ano passado, uma tecnologia similar foi testada no bairro Alto da Glória e, com a aprovação do sistema, a Prefeitura iniciou processo de concorrência pública para contratar o serviço.

 

O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá por mais alguns segundos além do programado - de 20% a 30% a mais do que o tempo de semáforo normal.

 

A Prefeitura de Curitiba realizou, em 2013, uma pesquisa inédita com 400 pedestres idosos em vários cruzamentos do centro da cidade, determinando velocidade e tempos médios de travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em muitos semáforos de pedestres de Curitiba e também para o cálculo do tempo de abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.

 

A intenção é reduzir as fatalidades no trânsito da capital paranaense, principalmente com idosos, as maiores vítimas de acidentes fatais com pedestres na cidade segundo levantamento do projeto Vida no Trânsito, que analisa os acidentes de trânsito com mortes em Curitiba.

 

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