Governo do Ceará apresenta plano para concluir obra do VLT

Obras serão retomadas utilizando o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), em que vence a proposta com o maior desconto sobre os preços orçados

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Fonte: Ceará Agora  |  Autor: Marcelo Raulino  |  Postado em: 10 de abril de 2015

Secretário André Facó lança novas licitações

Secretário André Facó lança novas licitações

créditos: Ceará Agora

 

O governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura, anunciou nesta quinta-feira (9) o novo plano de ações para a conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza. O secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó, fez o lançamento das novas licitações para a finalização das obras do ramal Parangaba-Mucuripe, além de detalhar o atual estágio dos trabalhos e as perspectivas para a conclusão.

 

Dividida em três frentes, as obras do ramal serão retomadas utilizando o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), em que vence a proposta com o maior desconto sobre os preços orçados. Os trechos serão realizados de forma simultânea, sendo compreendidas: a passagem inferior da Avenida Borges de Melo, no bairro de Vila União – com o prazo para conclusão de 12 meses; Estação Borges de Melo à Estação Parangaba e o Centro de manutenção – também com o prazo de 12 meses; e Estação Iate à Estação Borges de Melo – tendo o prazo de 18 meses.

 

O VLT já tem 50% de avanço nas obras e, quando concluído, terá 12,7 km ligando o os bairros Mucuripe e Parangaba. Desta extensão total, serão 11,3 km em superfície e 1,4 km de trechos elevados. Este projeto visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.

 

O Ramal Parangaba-Mucuripe atravessa 22 bairros, em uma área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia.

 

O projeto prevê ainda a construção de três tipologias de estação, sendo elas: uma elevada (Parangaba), outra que fará a integração da Linha Leste do Metrô com terminal rodoviário (Papicu) e outro tipo de padronização para as outras seis estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. Serão construídos, também, dois elevados com vãos de 32,90 m, uma passagem inferior passando pela Avenida Borges de Melo, além de passarelas sobre a Avenida Via Expressa e a Pontes Vieira.

 

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