VLT deverá respeitar o patrimônio histórico de Cuiabá, diz arquiteto

Diretor do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano explica que debate com governo estadual para correção de possíveis falhas na obra do VLT já está aberto

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Fonte: Diário de Cuiabá  |  Autor: Alecy Alves/ Mobilize*  |  Postado em: 07 de abril de 2015

Traçado do VLT e outras obras de Cuiabá serão anal

Traçado do VLT e outras obras de Cuiabá serão analisadas

créditos: Marcos Vergueiro / Prefeitura de Cuiabá

 

Em Cuiabá, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e recriado em março passado, terá como um dos principais temas de discussão o futuro do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, e de como sua implantação deverá relacionar-se com o patrimônio histórico da cidade.  

 

É o que afirma o superintendente do IPDU, arquiteto cuiabano Benedito Libânio de Souza Neto, para quem uma das preocupações do órgão será saber o que acontecerá com a área tombada como patrimônio histórico que encontra-se no trajeto projetado para o VLT. 

 

Como não há projeto executivo e o município ficou alijado um tempo das discussões (o projeto é do governo estadual), não há respostas detalhadas sobre uma série de questionamentos, incluindo impactos sobre o patrimônio, o traçado, integração com os meios de transporte coletivo tradicional, valor da tarifa, impactos sobre tráfego em geral... 

Libânio Neto explica que agora o estado abriu o debate com o município para corrigir essas falhas e discutir outras leis e obras. 

 

Ciclovias e outros projetos do IPDU

Estão nos planos do novo IPDU: a criação de ciclovias integradas ao novo sistema de transporte, o rebaixamento da fiação das redes elétrica e de telefonia da área central, projeto que está engavetado há décadas, a redução da circulação de veículos no centro histórico, criação de novos parques ambientais, além da análise das condições, conservação e manutenção dos existentes. 

 

No caso do centro histórico, Libânio Neto quer propor o estreitamento de vias, um trecho da Avenida Getúlio Vargas, por exemplo, como forma de reduzir o volume de carros e os impactos sobre os imóveis tombados. 

 

*Editado por Regina Rocha, do Mobilize Brasil

 

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