A Ponte de Sarajevo será reformada para se transformar em uma nova ponte verde em Barcelona. O projeto de revitalização é do escritório BCQ Arquitectos e servirá como portal de entrada da cidade pela região norte.
A Câmara Municipal de Barcelona pediu aos arquitetos para que após a reforma, a ponte que atravessa a movimentada Avenida Meridiana, se transformasse em um novo portal de entrada para a capital catalã.
A renovação e melhoria da Ponte Sarajevo é parte de uma série de ações que priorizam os pedestres, o objetivo é que a intervenção se torne um ponto de encontro entre os dois bairros de suas extremidades.
Além do uso da vegetação para melhorar a qualidade do ar, o revestimento existente da ponte será substituído por concreto fotocatalítico – um material de auto-limpeza que também neutraliza os poluentes do ar, através da absorção de óxidos de nitrogênio os convertendo em substâncias inofensivas.
A tecnologia também foi usada no pavilhão italiano da Expo 2015 Milão e pode ser aplicada no cimento branco ou cinza.
Pavimentação que brilha no escuro
Dentro deste concreto, elementos foto-luminescentes irão fornecer uma fonte de luz ambiente, similar às estradas brilhantes que estão sendo testado na Holanda, estas adições não são radioativas nem tóxicas. Absorvem a energia solar durante o dia e, lentamente, soltando-o depois de escurecer.
A nova ponte também será energeticamente autossuficiente, através de placas fotovoltaicas que gerarão toda a energia que consumirá a iluminação, feita exclusivamente por lâmpadas LEDs.
Leia também:
Ciclovias de São José (SP) ganham investimentos em sinalização
Mais amor, menos motor
Uma ponte exclusiva para o transporte sustentável