A nova ponte Tilikum Crossing, em Portland, Estados Unidos, vai permitir a passagem de VLTs, ônibus, bicicletas e pedestres, mas não de carros privados. São cerca de 520 metros de travessia do rio Willamette, em uma estrutura metálica estaiada, de aço e alumínio, que suporta o tabuleiro de concreto sobre o qual estão os trilhos e as pistas de ônibus, ciclovia e calçadas de pedestres. Mais: toda a estrutura foi dotada de juntas móveis, como prevenção para eventos sísmicos.
Na parte cicloviária, a obra traz alguns recursos novos, como um sistema de semáforos que "sente" a passagem das bikes no acesso à ponte e programa os tempos de abertura para facilitar a travessia dos ciclistas. Outro ponto interessante é a inclinação leve, cerca de 5%, que permite a passagem fácil de pedestres, cadeirantes e ciclistas.
Em quase toda sua extensão a ponte ostenta corrimãos metálicos que separam as calçadas das faixas de ciclistas, por claros motivos de segurança, já que a região tem um clima bastante úmido e frio, com fortes chuvas.
Ponte: trilhos do tram, ciclovia e pista de pedestres (Foto Jonathan Maus / Bike Portland)
Numa das extremidades, nos limites dos estados de Portland e Oregon, a obra incluiu uma ampla área de lazer, com um grande bicicletário, oficina de bicicletas e uma cafeteria para aquecer os ciclistas nos dias mais invernais.
Bicicletário, nos limites de dois estados (Foto Jonathan Maus / Bike Portland)
A Tilikum Crossing abre em agosto próximo para pedestres e ciclistas, mas sua operação somente será completada em setembro, quando a nova de linha de VLTs terminar a fase de testes. Há também planos para a instalação de um corredor de BRT, ainda sem data definida.
* Tradução e edição: Marcos de Sousa
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