O estado de Washington, nos Estados Unidos, lançou o primeiro programa de compartilhamento de bicicletas públicas do país em 2008. O modelo foi inspiração para mais 70 cidades norte-americanas e, neste ano, a cidade de Filadélfia criou um projeto que permite que moradores de baixa renda usufruam do serviço.
A ideia do chamado 'Indego' é que um terço das 600 bicicletas públicas que circulam pela cidade estejam concentradas em estações de bairros de baixa renda. Os usuários terão a opção de pagar com dinheiro em caso de não terem cartão de crédito.
O programa, que será lançado no dia 23 de abril, promete incluir turistas e moradores ricos, assim como cerca de seus 1,6 milhões de habitantes. Isso inclui os 27% da população que vivem abaixo da linha da pobreza e a população minoritária da cidade, que é de 43% de negros, 12% latinos e 6% asiáticos.
Com o programa, a cidade da Filadélfia se tornará a primeira cidade dos Estados Unidos a lançar a opção de pagamento do aluguel das bicicletas públicas com dinheiro à disposição de qualquer residente, independente da renda.
Leia também:
Crie seu sistema de bicicletas compartilhadas!
O que os brasileiros podem aprender com as ciclovias de Nova York?
Antes e depois das ciclovias em Nova York