Embora a bicicleta enquanto modo de transporte esteja em ascensão em todo o mundo, e inclusive em diversas cidades do Brasil, faltam dados aqui sobre quem são nossos ciclistas e qual o comportamento de quem pedala. São campos que ainda precisam ser muito explorados e analisados, avaliam os interessados pela questão da mobilidade urbana.
Por isso, grupos ligados à bicicleta, como o Movimento Nossa BH e a BH em Ciclo - Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte - e com o apoio de mais de 25 instituições locais e nacionais, entre elas a BHTrans - elaboraram o questionário da pesquisa “Descobrindo como #BHPedala”.
A pesquisa foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, dia 2 de abril. As respostas poderão ser enviadas até o dia 8 de maio, o Dia de Bike ao Trabalho.
Base de dados
Segundo os organizadores, a iniciativa foi baseada na certeza que Belo Horizonte tem potencial para ir muito além do atual uso da bicicleta como modo de transporte e que a cidade carece de uma base de dados mais ampla para subsidiar ações, sobretudo conjuntas, dos gestores e da sociedade civil.
O levantamento destes dados são importantes para subsidiar o planejamento e a execução de ações que ajudem a promover esse modal não poluente e saudável, de modo a transformar as cidades brasileiras em espaços mais justos, democráticos e sustentáveis.
Os objetivos da pesquisa #BHPedala são:
- Compreender como os ciclistas vêem a política de ciclomobilidade em Belo Horizonte;
- Obter mais informações sobre o perfil do ciclista e dos seus deslocamentos;
- Avaliar o que os ciclistas acham das estruturas oferecidas na cidade;
- Saber as estruturas cicloviárias que as pessoas preferem;
- Entender as demandas gerais do ciclista belo-horizotino;
- Levantar dados sobre o que as pessoas conhecem do uso da bicicleta em BH.
Para acessar a pesquisa, é só entrar no site: www.bhpedala.ga.
O tempo avaliado para responder às questões é de 9 minutos, e a meta dos organizadores é reunir no mínimo 1.000 respostas.
Leia também:
Ciclistas de BH querem se reunir no Ministério Público para discutir ciclovias
Prefeitura de BH quer baixar velocidade das vias para uso compartilhado
Belo Horizonte terá 200 km de ciclovias até 2016... Será?