A capital do Piauí está entre os cinco municípios brasileiros selecionados para integrar o Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (Simu), em desenvolvimento pelo Ministério das Cidades. O objetivo desse sistema é ser uma referência nacional para a formulação de políticas públicas na área de mobilidade urbana e manter uma rede nacional de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados.
Além de Teresina, as outras cidades no sistema são: Canaã dos Carajás (PA), Votuporanga (SP), Gravataí (RS) e Fortaleza (CE).
Plano de transporte
Técnicos do Ministério das Cidades estão na capital piauiense aplicando o questionário do Simu e coletando os primeiros dados da cidade sobre as ações relacionadas à mobilidade urbana. As informações estão sendo repassadas por servidores da Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento).
Reunião dos técnicos do Ministério das Cidades em Teresina
A analista de infraestrutura da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Martha Martorelli, explica que, além de aspectos populacionais e regionais, Teresina foi escolhida para integrar o sistema nesse primeiro momento porque a cidade já tinha se adiantado e criado seu Plano Diretor de Transporte.
“Essa é uma oportunidade para atualizar esse plano”, ressaltou Martha, destacando que, por meio do Simu, os municípios poderão acessar as informações de todo o país, trocar experiências e estabelecer parâmetros de gestão. O sistema será validado com a aplicação em cinco cidades-piloto.
Leia também:
Teresina: plano diretor inclui bike, calçadas e até arborização
Avenidas de Teresina ganham faixas exclusivas de ônibus
Aumentos na gasolina e na tarifa do ônibus desagradam população de Teresina