Um ônibus 100% elétrico será testado pelo sistema de transporte coletivo de Joinville (SC) a partir da próxima semana. A apresentação do coletivo para a imprensa será realizada na segunda-feira (23), às 10h30, no estacionamento do Centreventos Cau Hansen.
Os testes fazem parte de uma parceria da Prefeitura de Joinville e as empresas concessionárias do sistema, Gidion e Transtusa, com a empresa chinesa BYD, fabricante do veículo. Antes de Joinville, o ônibus circulou em Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, também para testes.
Durante sua permanência no sistema de Joinville, o ônibus fará as linhas Norte/Sul e Sul/Centro. O veículo tem autonomia para rodar 250 km, o que permitirá realizar 30 viagens dessas linhas.
Para recarregar a bateria são necessárias 5 horas, que consomem 324 kWh. As baterias utilizadas são de fosfato de ferro e ficam localizadas no teto do veículo e sobre as suas caixas de roda.
O ônibus tem um custo operacional que pode ser de até 75% menor do que um veículo similar movido a diesel, dependendo da operação.
O veículo é silencioso, não poluente e confortável para o usuário. A capacidade é para 80 passageiros, sendo 22 sentados e 58 em pé. O modelo também tem espaço reservado para usuários de cadeira de rodas.
Os testes fazem parte de um conjunto de iniciativas em busca de tecnologias inovadoras e mais sustentáveis, projeções de melhorias de mobilidade urbana e economia que serão avaliadas a longo prazo.
Modelos semelhantes vêm sendo testados, desde 2011, em diversas cidades do mundo, como Nova York, Bogotá e Londres.
Leia também:
BH fará teste com ônibus elétrico chinês
Ônibus elétricos chineses começam a operar em SP a partir de janeiro
Ônibus elétrico é testado no Rio e reduz em quase 80% gastos com combustível