Pedalada Pelada reúne 400 pessoas em São Paulo

Outras cidades brasileiras também realizaram o protesto

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mariene Giunta  |  Postado em: 17 de março de 2015

Ciclistas se concentraram na Av. Paulista

Ciclistas se concentraram na Av. Paulista

créditos: Fabio Tito/G1

 

Neste último sábado (13), aconteceu em diversas cidades do hemisfério sul o World Naked Bike Ride (WNBR), evento realizado em várias cidades do mundo, no qual já participaram Chicago, Lisboa, Londres, Portland, New Orleans, entre outras. Em São Paulo, foi a 8ª edição do evento, intitulado Pedalada Pelada.

 

A concentração aconteceu na Praça do Ciclista, na Av. Paulista, e contou com a presença de muitos repórteres e curiosos, até em maior número do que participantes. Naturalmente, isso acabou acanhando muitos participantes na hora de tirar as roupas.

 

Mas às 20 horas, quando a pedalada teve início e, enquanto se afastavam dos jornalistas e observadores, todos começaram a retirar suas peças de roupas, uma a uma.

 

O grupo, cerca de 400 ciclistas, saiu da Praça do Ciclista e seguiu em direção ao bairro do Paraíso, dali descendo rumo ao Parque do Ibirapuera, passando pelas ruas Tutóia e Estados Unidos. O grupo parou o trânsito das avenidas 9 de Julho e Rebouças, e seguiu em direção à avenida Faria Lima até o Largo da Batata, em Pinheiros, de onde seguiu em direção à Vila Madalena, sempre parando as ruas cheias de bares badalados.

 

A manifestação foi pacífica ao longo de todo o trajeto, com a polícia muitas vezes parando o trânsito para o grupo passar. Enquanto isso, as pessoas entoavam gritos de 'mais amor, menos motor', 'menos gasolina, mais adrenalina', 'você aí parado, vem pedalar pelado'. Já as frases escritas nas bicicletas traziam dizeres como: 'Frágil', 'Agora vc me vê', '1,5m', 'Emissão zero', 'Trânsito obseno'.

 

Por que pedalar nu?

A Pedalada Pelada tem por objetivo mostrar a fragilidade do ciclista frente ao trânsito, mostrar como se sente alguém que pedala na cidade: Nu!

 

E se os motoristas não os enxergam com roupas, luzes e capacetes, a ação de tirar a roupa tem o intuito, maior ainda, de chamar a atenção e ser enxergado por todos.

 

Embora muitos achem que o ato de estar nu é um atentado ao pudor, algo obsceno, em momento algum o nu da Pedalada Pelada tem caráter sexual. Pelo contrário. De acordo com uma das participantes da "os manifestantes todos se respeitam muito e ao longo do caminho você ate esquece que está sem roupa”.

 

Leia também:

Pedalada Mulheres em Movimento (SP) 

Piseagrama: para ler e ocupar os espaços públicos 

A cada 2 dias, em média, uma pessoa morre atropelada em Manaus 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário