Um dia, enquanto esperava pelo metrô, o fotógrafo Claudio Pepper teve seu olhar capturado para a cena das pessoas nas janelas do trem, um enquadramento perfeito no breve momento de passagem da composição.
Esse insight resultou no ensaio 'Instantâneos de Janela de Trem', série de imagens feitas ao longo de meses, como experiência de observação nas plataformas de metrô da cidade de São Paulo. Agora, esse trabalho pode ser visto na mostra virtual montada no site do artista.
Ele lembra como tudo começou: "Durante a espera, comecei a ficar parado na direção da janela, e não em frente à porta do vagão. Então, cada vez que chegava um trem, observava que ali naquela janela tinha uma fotografia; mesmo sem câmera, uma fotografia".
"As janelas repletas de gente, de passagem apenas, por alguns segundos compõem quadros espontâneos, aleatórios, involuntários, prontos para serem congelados", explica o fotógrafo. E acrescenta: "São tipicamente instantâneos, como é também a fotografia que os resgata da improbabilidade da repetição".
Imagem da mostra 'Instantâneos de Janela de Trem'. Foto: Claudio Pepper
Leia também:
Fotos sobre tapume propõem olhar mais atento à calçada paulistana
Metrô de SP: viagens crescem 3 vezes mais que expansão da rede