Open Source Bike Share é o nome da plataforma criada na cidade de Bratislava, Eslováquia, para permitir que qualquer pessoa possa criar um sistema de bike sharing.
O sistema exige um número mínimo de bicicletas e o mesmo número de cadeados com codificação numérica. Para pegar a bike, o usuário apenas precisa obter o código de abertura do cadeado via celular. Ao entregar a bicicleta em outro ponto, ele recebe um novo código para fechar a trava.
Em Bratislava, o bike share foi construído com 50 bicicletas doadas por usuários. Interessados em usá-las devem cadastrar seu número de celular em um serviço automatizado de mensagens. A partir daí, podem enviar mensagens simples, como “aluguel”, “retorno”, “gratuito” e “onde” e obter respostas.
As bicicletas de Bratislava vêm com travas com código de segurança de quatro dígitos. Quando uma pessoa quer pegar uma bicicleta, recebe por mensagem o código para desbloquear o cadeado. Na hora de devolver, chega outro código para o travamento. O aplicativo do sistema para web informa em tempo real o número de bicicletas disponíveis em cada estação.
O projeto é mais adequado a pequenas comunidades, como empresas, universidades, condomínios e cidades pequenas, com até 5 mil habitantes. Mas pode servir bem para um bairro de qualquer cidade.
Para saber mais, acesse o site http://opensourcebikeshare.com (em inglês) e assista ao vídeo que explica seu funcionamento.