Acompanhado por secretários e assessores, o prefeito de Salvador, ACM Neto, vistoriou, na manhã de sábado (7), o andamento das obras de requalificação da orla nos trechos do Jardim de Alah, Piatã e Itapuã. Segundo ele, os trabalhos estão em ritmo acelerado e devem ser concluídos até junho.
Segundo o prefeito, até o dia 15 deve ser assinada a ordem de serviço para a execução das obras de revitalização do Rio Vermelho e segunda etapa da Barra - do Cristo até à praia da Paciência (Rio Vermelho).
As benfeitorias na orla do Jardim de Alah vão do trecho do antigo Clube do Vitória até o extinto Aeroclube, informou a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FML), Tânia Scofield. E citou as obras: implantação de uma ciclovia; calçadão com seis metros de largura; novos acessos à praia (escadarias e rampas), e três quiosques de coco. "Nesse trecho a pista para veículos vai ganhar uma terceira faixa, no sentido Itapuã. E a iluminação ganhará um reforço, inclusive voltada para a praia", disse.
Estacionamento
Em Piatã, as obras vão da altura do Costa Verde Tênis Clube até o (restaurante) Habib's. O trecho também vai contar com ciclovia, além da instalação de oito quiosques para comercialização de alimentos e bebidas. O estacionamento do local - assim como do Jardim de Alah - será mantido, mas ainda não se sabe como será a operação do espaço, se público ou privado.
Itapuã é onde as intervenções devem causar o maior impacto visual. No lugar onde funcionavam os restaurantes Jangada e Língua de Prata serão instalados novos quiosques; um "parque" com oito esculturas - em referência a Dorival Caymmi -, além de um espaço para shows. E mais adiante, no canteiro central que fica na subida para o Abaeté, será criada a chamada "Praça do Dendê", onde serão instaladas as baianas de acarajé e outros vendedores de quitutes.
Leia também:
Ciclo Salvador - Fórum de Usuários de Bicicletas
País precisa investir R$ 240 bi em mobilidade urbana, aponta CNT
Trem do Subúrbio de Salvador será substituído por VLT
Enquete: Como está o Plano Diretor de Mobilidade em sua cidade?