Sabia disso? Faltam só quatro semanas para terminar o prazo previsto na Política Nacional de Mobilidade (Lei 12587/2012) para que municípios com mais de 20 mil habitantes preparem seus planos de mobilidade urbana. A partir daí, prefeituras que não tiverem plano detalhado não poderão obter recursos federais para projetos de transportes urbanos.
Por isso, o Mobilize tem saído atrás de informações sobre como anda a elaboração dos planos país afora. Até o momento o resultado está em matérias produzidas por nossa equipe sobre o plano em cidades como Florianópolis, Salvador, Teresina, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo e Distrito Federal. Lembramos ainda a colaboração do cicloativista Keyce Jhones, de Manaus, que em artigo relata as dificuldades de trazer a população para as discussões do plano nas audiências públicas na capital amazônica.
Enquete
Agora, saiba como ajudar neste trabalho de fôlego. Primeiro, convidamos o leitor a ampliar esse nosso levantamento, participando da enquete "Como está o Plano de Mobilidade em sua cidade?", que pode ser acessada à direita de qualquer página de notícias do portal.
Mas não só isso. Nas próximas semanas, até o dia 13 de abril (quando a exigência do plano passa a vigorar) queremos pedir a contribuição dos leitores para completarmos o levantamento de dados dos planos. Vale encaminhar links, documentos ou contatos para o email mobilize@mobilize.org.br.
Participe da enquete!
Mande informações sobre o Plano Diretor de Mobilidade em seu município! Quem ganha somos todos nós.
Leia também:
Planos de Mobilidade Urbana: prazo termina em abril
Florianópolis: um plano metropolitano de mobilidade
Salvador ainda não iniciou plano de mobilidade
São Paulo deve concluir plano de mobilidade em abril ou maio
São José dos Campos: plano de mobilidade entra em debate
Teresina: plano diretor inclui bike, calçadas e até arborização
DF ainda não tem Plano de Mobilidade
Rio de Janeiro tem site sobre o plano de mobilidade