Em março do ano passado chegaram 40 novos veículos e neste domingo, 1º, mais 31 novos ônibus foram entregues, todos com ar-condicionado, elevadores de acessibilidade e monitorados em tempo real pelo Centro de Controle e Processamento do Transporte Público – CCO-TP. Os novos ônibus já estão circulando nas principais linhas desde segunda-feira, 02.
Durante a entrega da nova frota, realizada na garagem, o prefeito Carlos Amastha garantiu que "até o final do segundo semestre deste ano serão entregues outros 31 novos ônibus. Isso é apenas o começo, quem acreditava que teríamos 71 ônibus com ar-condicionado, mas o que queremos é termos uma frota 100% climatizado e estamos trabalhando para isso”.
A nova frota chega para reforçar o Sistema do Transporte Público, como afirma o secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini: “A transformação no Sistema de Transporte Público já começou e não pararemos enquanto não tivermos nossa frota 100% acessível e 100% climatizado. E o BRT, que entrará em licitação nos próximos dias, continuará essa revolução de qualidade e modernidade”, completou Zini.
Até o final do segundo semestre, com a chegada de mais 31 novos veículos, Palmas contará com uma frota 100% acessível e com quase 50% dela com ar-condicionado, com um média de três anos de uso para cada veículo.
Frota
Palmas tem uma frota de 220 veículos, sendo 209 operantes e 11 reservas. O Sistema opera com 77 linhas, atendendo uma média diária de 53.540 passageiros pagantes, e uma média diária de giros na catraca de 73.441. Além dos estudantes que pagam meia, são isentos de pagar passagem os policiais militares, civis e bombeiros, guardas metropolitanos, menores de 07 anos, idosos, aposentados, agentes de trânsito e transporte, portadores de deficiência.
Leia também:
Boa Vista faz licitação de projetos de Mobilidade Urbana
Em Santos, 50% da frota de ônibus terá ar-condicionado até o fim do ano
Ônibus elétrico é testado em Palmas