O cruzamento da rua da Consolação com as ruas Caio Prado, Maria Antônia e Doutor Cesário Mota Junior, no centro de São Paulo, recebeu nesta terça-feira (3) a faixa de pedestres diagonal. Esse é o quarto endereço no centro da cidade a receber a sinalização em "X".
A iniciativa está integrada ao Projeto Centro Aberto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). A faixa de pedestres em "X" pretende facilitar a vida dos pedestres que, em vez de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez.
Ganho de 50 segundos na travessia
A pesquisa de contagem de travessia de pedestres realizada no cruzamento apresenta uma estimativa de volume médio de 2.200 pessoas por hora no período diurno. O tempo médio de travessia que, em duas etapas, é de 127 segundos, na diagonal, cai para 77 segundos. Um ganho de 50 segundos para os usuários que vão para a esquina oposta.
Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) farão o acompanhamento das intervenções para garantir a segurança e a orientação aos transeuntes e motoristas.
Modelo japonês
O projeto é inspirado nos modelos de Tóquio. Em 8 de dezembro, foi implantada a primeira travessia em "X" no cruzamento das ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo. Em 26 de janeiro, o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João foi o segundo a receber a novidade e, em 9 de fevereiro, o viaduto do Chá com a rua Xavier de Toledo também foi contemplado com as novas faixas.
Leia também:
São Paulo inaugura faixa de pedestres em X
Para driblar o trânsito, que tal correr?
São Paulo deve concluir plano de mobilidade em abril ou maio
Pedestre ganha destaque em discussões sobre mobilidade