A Prefeitura de Londrina (PR) segue remodelando o projeto do chamado Superbus, sistema inovador de transporte coletivo que deve ser implantado na cidade no decorrer dos próximos anos. O modelo iniciou-se como Bus Rapid Transit (BRT) em 2013, mas acabou virando Bus with High Level of Service (BHLS) no final do ano passado. O município ficou com receio de implementar uma iniciativa cara e com baixa demanda e optou por simplificá-la.
O novo projeto está sendo discutido com a ONG Embarq Brasil, especializada justamente em iniciativas de mobilidade urbana, e foi apresentado ao Ministério das Cidades pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) na última quinta-feira (26).
A prefeitura precisa de dinheiro federal para tirar o Superbus do papel. Financiamento já obtido pelo Executivo prevê investimento de R$ 124.705.100,00, com contrapartida de R$ 19 milhões. Ou seja, o novo sistema vai custar mais de R$ 140 milhões aos cofres públicos. "Apresentamos a nossa ideia e os representantes do ministério ficaram bastante animados. Agora temos que terminar os estudos para começar a licitar as obras", destacou o responsável pelos projetos estratégicos da prefeitura, Carlos Alberto Geirinhas, em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (2).
Pelo projeto remodelado, o Superbus passará por 37 ruas e avenidas de Londrina, que receberão faixas exclusivas para ônibus e pontos personalizados, com coberturas e assentos. Ainda conforme o novo projeto, 24 das 37 vias serão contempladas com ciclovias, sem contar as quatro que já possuem as canaletas aos ciclistas. "Tiramos o foco da avenida Dez de Dezembro para dar atenção às duas artérias mais carregadas da cidade de acordo com os nossos estudos", explicou Geirinhas, citando as avenidas Winston Churchill e Duque de Caxias. "Descobrimos que são as duas vias que mais têm tráfego de ônibus depois de avaliarmos as origens e os destinos dos passageiros", completou.
O município dividiu o novo sistema em duas fases. Na primeira serão construídos 26,9 km de vias com faixas exclusivas (45,82 km de corredor por sentido) e 82 paradas para embarque e desembarque. Já na segunda etapa vão ser implantados 42,6 quilômetros de vias com as canaletas para os ônibus (79,79 km de corredor por sentido) e 143 novos pontos.
Confira as ruas e avenidas que devem receber o Superbus na primeira fase:
Confira as ruas e avenidas que devem receber o Superbus na segunda fase:
O projeto remodelado prevê, ainda, a construção de 3 viadutos em locais a serem definidos, a reforma e ampliação de quatro terminais de integração, localizados nos conjuntos Acapulco, Ouro Verde, Milton Gavetti e Vivi Xavier, e a construção de um terminal totalmente novo em local não divulgado pelo município.
A licitação do novo sistema deve ser entregue pelo município até o final do primeiro semestre deste ano. "Como conseguimos simplificar as obras, temos a intenção de iniciá-las já neste ano", disse Geirinhas.
Clique aqui para conferir, na íntegra, o projeto remodelado do Superbus.
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