Governo do Rio anuncia cronograma de inaugurações das estações da Linha 4 do Metrô

Se não houver mais atrasos as estações Jardim Oceânico, São Conrado, Antero do Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz iniciam operações em junho de 2016

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Fonte: O Globo  |  Autor: O Globo  |  Postado em: 26 de fevereiro de 2015

Pezão na chegada do tatuzão à Ipanema

Pezão na chegada do tatuzão à Ipanema

créditos: Pablo Jacob / Agência O Globo

 

O tatuzão empregado nas obras da Linha 4 do metrô (Barra-Zona Sul) deve chegar ao fim do Leblon em dezembro. O prazo foi anunciado nesta quarta-feira (25) pelo governador Luiz Fernando Pezão, num evento que marcou a chegada do equipamento à futura Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

 

Caso não haja mais atrasos, a estrutura fabricada na Alemanha que pesa 2 mil toneladas e tem 120 m de comprimento e 11,5 m de diâmetro concluirá seus trabalhos depois de mais de dois anos. As escavações começaram em dezembro de 2013, a partir da Praça General Osório, e chegaram a ser paralisadas por seis meses depois que surgiram rachaduras em prédios da Rua Barão da Torre e uma cratera no trecho entre as ruas Farme de Amoedo e Teixeira de Mello, ano passado.

 

O governador Pezão reafirmou na ocasião que cinco das seis futuras estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) entrarão em operação em junho de 2016.

 

Como informou a equipe de reportagem de O Globo em janeiro, no primeiro mês, porém, os trens vão circular experimentalmente, fora do horário do rush — o que é conhecido como operação assistida. A partir de julho, passam a operar nos mesmos horários das Linhas 1 e 2, sendo usados inclusive durante os Jogos Olímpicos, em agosto. A Estação Gávea não estará aberta por uma série de fatores. Além das mudanças de projeto, o estado admitiu nesta quarta-feira que só concluirá todas as escavações em junho de 2016, quando finalmente o tatuzão chegará à Gávea.

 

Ainda no governo Sérgio Cabral, o então secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, chegou a admitir que a estação não ficaria pronta para as Olimpíadas. Dias depois, o governo do estado garantiu que todo o metrô estaria em operação. No fim de 2013, a Estação Gávea foi excluída definitivamente do projeto para os Jogos. Mas, para o governador Luiz Fernando Pezão, não há atrasos: "Vamos entregar as obras no prazo. Está tudo dentro do cronograma para chegarmos até o Jardim Oceânico antes das Olimpíadas."

 

Com a chegada à futura estação da Praça Nossa Senhora da Paz, o tatuzão permanecerá um tempo no local para serviços de manutenção dos equipamentos. Para retomar as escavações, ele terá que ser levado por um sistema de roldanas e guindastes até um novo trecho a ser perfurado. A expectativa é que os 920 metros até o Jardim de Alah sejam vencidos até a segunda quinzena de agosto. Do Jardim de Alah até a Praça Antero de Quental serão mais 630 metros, com chegada prevista para a segunda quinzena de outubro. Os 750 metros entre a Antero de Quental e o Alto Leblon deverão ser concluídos até dezembro de 2015. Faltarão ainda 1,5 mil metros até a Gávea, que consumirão mais seis meses de escavações.

 

No Alto Leblon, as duas frentes da Linha 4 vão se encontrar, permitindo que, a partir de junho, entre em operação o trecho Jardim Oceânico-Zona Sul. Na frente de obras da Barra, os trabalhos estão sendo feitos com métodos tradicionais de escavação para abertura das estações Jardim Oceânico e Gávea.


Testes sem passageiros

De acordo com o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, os testes operacionais ocorrerão no primeiro semestre de 2016, ainda sem passageiros. Inicialmente, serão feitos entre a Barra e São Conrado. Em maio de 2016, acontecerão entre os bairros de Leblon e Ipanema. Nos primeiros meses de operação, o usuário que estiver na Barra não poderá seguir diretamente para o Centro. Terá que descer na estação General Osório e seguir viagem em outra composição que opera na Linha 1.

 

Após a conclusão das escavações, o tatuzão será guardado numa caverna que está sendo construída na esquina das avenidas Ataulfo de Paiva e Visconde de Albuquerque, no Leblon.

 

Obras adiantadas na Barra

O estado divulgou também um balanço sobre as obras nas estações. No Jardim Oceânico (Barra), as escadas do acesso de passageiros pela Avenida Fernando Matos e de chegada à plataforma de embarque já estão prontas. A estação começou a receber a cobertura, e as plataformas de embarque e desembarque começaram a ser construídas.

 

Em São Conrado, o terminal se encontra em fase de acabamento, e os acessos pela Rocinha e pela Estrada da Gávea já foram finalizados. Na Gávea, falta encerrar a escavação de dois poços. Na Praça de Antero de Quental, ainda não foram concluídas as escavações para a construção da plataforma de desembarque, mas instalações internas, como bilheterias e salas destinadas a funcionários, já começaram a ser erguidas. No Jardim de Alah e na Nossa Senhora da Paz, as obras ainda estão em andamento.


Os problemas durante as escavações

Vizinhos da obra da Linha 4 do metrô (Barra-Zona Sul), em Ipanema, vivem sob tensão desde 12 de maio do ano passado, quando crateras se abriram na Rua Barão da Torre, no trecho entre Farme de Amoedo e Teixeira de Melo. Moradores de pelo menos cinco prédios foram afetados pelas obras. Os buracos foram tapados, mas, daquele susto em diante, os transtornos não cessaram.

 

O síndico Sérgio Paessler, do prédio da Rua Barão da Torre 141, conta que cinco apartamentos, além da portaria, foram afetados por fissuras de mais de um metro de extensão.

 

"O consórcio da Linha 4 disse que as medições feitas no prédio afastam qualquer risco estrutural. Mas é difícil acreditar, já que novas rachaduras surgiram nos últimos meses. Essa obra gera insegurança e preocupação constante para nós moradores", disse o síndico.

 

O governador Luiz Fernando Pezão reiterou que os prédios afetados pela obra estão sendo monitorados por técnicos e engenheiros da Linha 4 do metrô. Segundo Pezão, o consórcio já começou a fazer os reparos dos imóveis que foram afetados.

 

"Realizamos obras de reforço de estrutura dos prédios impactados e eles serão restaurados."

 

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, também assegurou que, daqui por diante, os prédios no entorno da obra não deverão sofrer impactos significativos com as trepidações, já que o tatuzão passará sob o leito das ruas Visconde de Pirajá (Ipanema) e Ataulfo de Paiva (Leblon).

 

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