A prefeitura de Fortaleza e a prefeitura de Barcelona estão intensificando uma parceria que deve resultar em ações e projetos na área de urbanismo, meio ambiente e mobilidade para a capital cearense. Este foi o resultado da audiência que o prefeito Roberto Cláudio (Pros) teve, nesta quinta-feira (19), na sede da Prefeitura de Barcelona, um prédio histórico construído no século 14.
“Temos a garantia de que todas a experiências que a cidade de Barcelona acumula no planejamento urbano e na organização dos equipamentos públicos, principalmente com relação à questão da mobilidade urbana e ocupação do espaço urbano, em especial de estímulo às calçadas, ciclofaixas e transporte publico, deverá resultar em muito subsídio para as nossas ações concretas na Prefeitura de Fortaleza", afirmou o prefeito Roberto Cláudio. Ressaltou ainda que Barcelona é uma cidade que tem muito a repartir com outras do mundo, graças ao avanço que tem experimentado nas últimas duas décadas.
Planejamento e revitalização urbana
Em visita à Barcelona Regional (Agência de Desenvolvimento Urbano de Barcelona), o prefeito de Fortaleza, que esteve acompanhado da secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, e pela secretária Patrícia Macedo, da Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas, pôde encaminhar as propostas que vão resultar em uma consultoria para ações e projetos que deverão ser concretizados a partir do segundo semestre deste ano, em especial no desenvolvimento de operações urbanas consorciadas que irão revitalizar áreas importantes de nossa cidade.
A reunião de trabalho na Agência de Desenvolvimento Urbano de Barcelona com o diretor-geral da Barcelona Regional, Willy Muller, e outros técnicos da instituição, serviu, principalmente, para alinhar os termos da cooperação que vai permitir à prefeitura de Fortaleza avançar em áreas e temas em que a cidade tem acumulado um déficit histórico pela falta de planejamento estratégico, como na melhoria do transporte público e valorização de espaços para o pedestre.
“Precisamos priorizar calçadas e a ocupação de espaços públicos pelo cidadão e sabemos que as reflexões e as experiências de Barcelona Regional vão nos auxiliar muito nas ações futuras da prefeitura”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
Leia também:
Projetos de mobilidade urbana em Fortaleza para 2015 são anunciados
Transporte público deixa a desejar nas capitais brasileiras
A tarifa de ônibus e a política de mobilidade
Em Fortaleza, estações de bicicletas compartilhadas são inauguradas