Metrô ligando Niterói a São Gonçalo (RJ) pode virar corredor de BRT

Crise econômica seria a justificativa do governo para propor a substituição do tão aguardado metrô pelo sistema de ônibus rápido, similar ao já implantado no Rio

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Fonte: A Tribuna  |  Autor: Anderson Carvalho  |  Postado em: 20 de fevereiro de 2015

Vídeo institucional mostra futura estação do metrô

Vídeo institucional mostra futura estação do metrô

créditos: Divulgação / Governo do Rio

 

A tão prometida e aguardada implantação da Linha 3 do Metrô, ligando Niterói a São Gonçalo, poderá ser substituída por um corredor de ônibus BRT (Bus Rapid Transport), similar ao que está sendo feito no Rio de Janeiro.

 

A alternativa, que é estudada pelo governo do estado, está relacionada à crise econômica enfrentada no país e à dificuldade de obtenção de crédito junto à iniciativa privada. O BRT é visto como mais barato do que a Linha 3 do Metrô (orçada em R$ 3,5 bilhões) e poderia ser estendido a Itaboraí e a Maricá. 

 

Ainda não está definido

A Secretaria Estadual de Transportes informou que a Linha 3 está em fase de estudos e que todos os projetos estão em análise. Portanto ainda não existe uma definição. A substituição dos projetos foi avaliada pelo grupo que estuda a implantação de parcerias público-privadas (PPPs) no estado. Outra preocupação do governo Pezão é que com os efeitos da Operação Lava Jato sobre as empreiteiras. Muitas delas poderão ficar enfraquecidas e sem condições de assumir uma UPP. 

 

Em 2013, ao lado do então governador Sérgio Cabral e de Pezão, a presidente Dilma Rousseff anunciou, durante evento em São Gonçalo, a liberação de R$ 2,57 bilhões para a obra. Em 15 de janeiro, o governador declarou que queria obter R$ 1,5 bilhão da iniciativas privada para colocar a sua parte no financiamento da construção da Linha 3. A outra parte viria do governo federal. A implantação da via foi uma das promessas de campanha de Pezão nas últimas eleições, assim como a de Cabral em 2010 e 2006. A empresa que fizer a PPP terá o direito de operar a expansão. 

 

Metrô pelo sistema monotrilho

A Secretaria de Obras está em fase final de elaboração do edital de licitação da linha, no sistema monotrilho, e, quando ele estiver pronto, será divulgado no site da secretaria, ficando disponível para consulta pública pelo prazo de 30 dias, de acordo com as normas estabelecidas pela legislação da PPP.

 

Serão iniciados, em seguida, os procedimentos para contratação da implantação, operação e manutenção do sistema. As obras têm prazo de 48 meses para o início da operação e de 62 meses para a entrega e funcionamento de todas estações previstas. 

 

A linha terá 14 estações - Araribóia, Jansen de Melo, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba- e 22 km de extensão, entre o centro de Niterói e o bairro de Guaxindiba, em São Gonçalo. Os 22 km serão em elevado e o monotrilho vai transportar cerca de 350 mil passageiros por dia. A viagem deve durar 40 minutos, enquanto que, atualmente, o percurso feito por transporte rodoviário dura duas horas, nos horários de pico.  

 

População de São Gonçalo até criou um movimento para ter o metrô  

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