Belém é uma das capitais com intenso uso de bicicleta, e onde se caminha muito à sombra de mangueiras. Um povo movido a açaí, tacacá e maniçoba, com muita energia para as pedaladas e caminhadas.
Veem-se muitos tipos de bicicleta. Alunos no caminho para a escola, famílias pedalando juntas. Inúmeros vendedores de lanche também aderem à mobilidade saudável. Na avenida Almirante Barroso, longa artéria da cidade, até se forma congestionamento na ciclovia.
Em outubro, acontece o Círio de Nazaré, celebração religiosa que reúne cerca de dois milhões de fiéis e turistas de todo o país e do exterior. Uma multidão percorre as ruas do centro da cidade no segundo domingo de outubro.
Em 2014, mais uma vez Belém recebeu muitos visitantes. Percorri a pé a cidade no dia 12 de outubro e vivenciei o Natal dos paraenses - com a visão da mobilidade urbana.
Apesar da vocação ciclística e da multidão que caminha rumo à procissão, presenciei ruas, calçadas e qualquer espaço livre tomados por carros. Os fiéis e turistas caminhavam em meio aos carros, com calçadas em péssimo estado, rampas de acessibilidade escassas ou inexistentes. Pontos de ônibus lotados, sem abrigo e nem local para sentar compunham um cenário hostil.
Uma pena que a celebração grandiosa e emocionante tenha sido perturbada pelo ronco dos motores. A gestão moderna da mobilidade prioriza os modos saudáveis e coletivos de transporte e restringe cada vez mais o espaço do automóvel, especialmente nas áreas centrais.
Mesmo com a invasão motorizada nos arredores da procissão, dezenas, centenas de bicicletas coloriam o percurso e garantiam o fornecimento de água, lanche, brinquedos e música.
Registrei em fotos e vídeo a mobilidade em Belém, com especial atenção ao Círio. Fica o desafio aos gestores públicos de considerar a vocação da cidade e tornar a festa mais cheia de vida, saudável e acessível, com amplo espaço para as caminhadas e pedaladas.
Veja vídeo do Círio em 2014.
Fotos:
- Cultura ciclística em Belém (PA)
- (I)mobilidade em Belém (PA) – obstáculos às caminhadas e pedaladas
Leia também:
Em Belém, obstrução de calçadas é reclamação constante
Trânsito de Belém está à beira do colapso
Mobilidade Urbana é desafio em Belém