Linha 4 do metrô do Rio fica pronta antes da Olimpíada

Assessoria da empresa desmente notícia publicada pela imprensa e garante que a obra estará pronta e operando antes do início dos Jogos de 2016

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Fonte: Metrô Linha 4  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de janeiro de 2015

 

Após notícia publicada pelo UOL e replicada aqui no Mobilize, assessoria de imprensa da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro entrou em contato com a redação desmentindo a notícia de que a Linha 4 não ficará pronta antes dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

Confira a nota

Está incorreta a informação de que a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro não estará pronta para os Jogos Olímpicos de agosto de 2016.

 

A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, quando estarão funcionando as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico. Em julho de 2016, começa a operação comercial da nova linha - ou seja, antes do início dos Jogos Olímpicos a ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros, funcionando nos mesmos horários das demais linhas do metrô.

 

Um mês antes do início da operação comercial, em junho de 2016, a Linha 4 do Metrô estará aberta aos usuários em operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam realizados. Então, em julho de 2016, começa a operação comercial, funcionando nos mesmos horários das demais linhas do metrô.

 

A Estação Gávea teve o projeto alterado para ampliar a possibilidade de futuras expansões da malha metroviária do Rio e será inaugurada em dezembro de 2016 - como noticiado no jornal O Globo em 09 de novembro de 2013. Esta alteração não gera qualquer impacto na operação do metrô durante as Olimpíadas e traz benefícios à população do Rio de Janeiro com a flexibilização do sistema para futuras expansões.

 

Está incorreta também a informação de que "o cronograma da obra foi comprometido" por causa do vazamento de polímero ocorrido na Rua Barão da Torre, em Ipanema, no dia 12 de janeiro de 2015. O vazamento não impactou na operação do 'Tatuzão', que seguiu escavando normalmente, sem qualquer interferência. Também se manteve na normalidade as atividades em todas as demais frentes de obra, como a construção das estações e do túnel no trecho entre a Barra da Tijuca e a Gávea.

 

A Linha 4 do Metrô é a maior obra de infraestrutura urbana da América Latina e o maior legado em transporte para a população do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro e sua implantação é de responsabilidade da Concessionária Rio Barra.

 

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