A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou nesta quarta-feira (28) que pretende proibir a circulação de caminhões e ônibus poluentes a partir de julho na capital francesa.
Paris, cidade das mais visitadas do mundo por turistas, com população de quase dois milhões de habitantes, sofre com o problema de tráfego intenso inclusive nos deslocamentos a pontos históricos. "Quero proibir os ônibus mais poluentes e os veículos pesados de circular por essas vias a partir de 1º de julho de 2015", disse Hidalgo em entrevista ao jornal Le Monde.
A cidade sofre habitualmente com as altas concentrações de poluição, que obrigam as autoridades a estabelecer limites temporários à velocidade de circulação de motocicletas e restrição de alguns dias a veículos de passeio.
"Um ano depois, em julho de 2016, a proibição será ampliada a todos os veículos que forem mais poluentes", completou, antes de afirmar que a área urbana afetada pela medida ainda está sendo negociada.
Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anuncia restrição a veículos poluentes. (Reuters)
Para a prefeita Anne Hidalgo, que prometeu divulgar na próxima semana um plano ambiental para a cidade, a proibição deve ser imposta primeiro no centro de Paris, sem incluir a auto-estrada que cerca Paris e a região dos bosques adjacentes.
A gestora reiterou ainda a intenção de erradicar os veículos a diesel da cidade até 2020. Em dezembro, ela anunciou o desejo de transformar o centro da cidade em uma área "semipedestre", um projeto que é parte de um conjunto de medidas de combate à poluição e pela melhora da qualidade de vida dos parisienses.
Leia também:
Com bike elétrica ou normal, Europa estimula uso da "magrela" nas ruas
Arquiteta brasileira vence concurso e projeta estação de metrô de Paris
Paris vai proibir circulação de veículos na área central da cidade