Com 17 quilômetros de extensão, Florianópolis terá, em três anos, - segundo prevê a prefeitura da capital - o primeiro corredor exclusivo de ônibus da cidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) pelo prefeito Cesar Souza Junior. Ele passou detalhes das obras que iniciaram no último sábado (24). O anel viário vai ser construído na região central da Ilha de Santa Catarina.
O corredor de ônibus deve percorrer a Avenida Beira-Mar Norte, além de passar pelos bairros Trindade, Pantanal, Saco dos Limões e Prainha. O ponto inicial e o de chegada será no Terminal de Integração do Centro (Ticen). O objetivo, segundo o prefeito, é a melhoria da mobilidade urbana na cidade. As obras estão orçadas em torno de R$ 150 milhões, com recursos municipais, estaduais e federais e devem ser concluídas em 2018.
Nesta primeira etapa, que começou sábado, ocorre a retirada das árvores localizadas na marginal do trecho da Beira-Mar Norte, desde a altura do Direto do Campo até a sede da Polícia Federal. Após esta fase, as obras seguem para o trecho do Terminal de Integração da Trindade (Titri) e seguem até a altura da Secretaria Municipal de Saúde, na Trindade. Posteriormente, as marginais da Beira-Mar Norte irão compor o anel viário que será implantado na cidade.
Entre as melhorias que serão executadas, além da implantação das faixas exclusivas para o transporte coletivo e, dependendo do trecho, faixas preferenciais para o transporte público, o projeto prevê ainda melhora nas calçadas ao longo da via, sistema de controle de semáforo integrado, sinalização horizontal e vertical, faixa para pedestres e abrigos de passageiros.
Leia também:
Vias de acesso e saída de Florianópolis estão perto da capacidade máxima
Florianópolis adota a 'Zona 30'
Falta de segurança preocupa pedestres em Florianópolis