Obras em Curitiba darão continuidade à Linha Verde Norte

Ligação em Curitiba receberá obras de corredores de BRT. No ato, Prefeitura pediu recursos federais também para obras do metrô e cicloviária, e para planos de calçadas

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Fonte: Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Prefeitura de Curitiba / Mobilize  |  Postado em: 20 de janeiro de 2015

Terminal da linha Verde, em Curitiba

Terminal da Linha Verde, em Curitiba

créditos: Mario Roberto Duran Ortiz

 

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assinou na última sexta-feira (16) o lançamento do edital de licitação de um novo lote de obras da Linha Verde Norte, uma importante ligação entre as regiões norte e sul da capital paranaense, composta por corredores de ônibus (BRT) centrais e pistas para veículos nas laterais. A assinatura foi formalizada durante encontro com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.

 

Também foram entregues ao ministro, durante o encontro, novas solicitações ao governo federal de liberação de recursos para a execução do Plano de Gestão da Malha Viária de Curitiba, Plano Cicloviário de Curitiba, Plano Estratégico de Calçadas e também o pedido de correção monetária do valor destinado às obras do metrô.

 

O edital assinado trata do lote 3.1 da Linha Verde Norte, com extensão de 3,39 km, que contará com investimentos de R$ 46,78 milhões, divididos entre Prefeitura de Curitiba, governo federal e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Após iniciada, a obra tem prazo de 12 meses para ser finalizada. Nesta divisão financeira, a contrapartida da Prefeitura será paga em parte com dinheiro resultante da venda de CEPACs – Certificados de Potencial Adicional de Construção.

 

“Apresentamos hoje esse novo edital e o desafio agora é executar o trecho da Avenida Vitor Ferreira do Amaral até o Conjunto Solar (Bcacheri). São obras caras, mas que vão priorizar o sistema de transporte coletivo com o BRT, construção de faixas laterais para o sistema viário e as ciclorrotas como fator de demonstração da importância do compartilhamento desses espaços”, afirmou o prefeito.

 

O ministro Gilberto Kassab destacou a eficiência da parceria existente entre Prefeitura de Curitiba e governo federal. “Curitiba tem com o Ministério das Cidades uma das mais importantes e extensas parcerias, fruto da eficiência da administração municipal que consegue dar resposta aos convênios e contratos estabelecidos. Às vezes o governo federal realiza parceiras, mas o governo municipal não tem velocidade para execução. Curitiba tem tido essa velocidade de execução, tem sabido cumprir os cronogramas e com isso surgem novas possibilidades de novas parcerias”, comentou.

 

A conclusão da Linha Verde integra o pacote de projetos de mobilidade urbana de Curitiba, que tem recursos assegurados e anunciados pela presidente Dilma Rousseff durante visita a capital paranaense no ano passado.

 

Através do PAC Pacto da Mobilidade serão repassados R$ 408 milhões, via Ministério das Cidades, para a execução de três projetos de mobilidade relacionados ao BRT no município: a conclusão da Linha Verde - com custo de R$ 271,7 milhões (R$ 179,3 do governo federal), ampliação da capacidade e da velocidade das linhas de ônibus BRT - com custo total de R$ 189,6 milhões (sendo R$ 149,5 mi do governo federal) e a requalificação da Linha Inter 2 - com custo de R$ 102,46 milhões (R$ 79 mi do governo federal).

 

A licitação do trecho 3.1 da Linha Verde Norte compreende obras de ampliação no número de pistas na Linha Verde, incluindo a implantação da canaleta exclusiva para o transporte coletivo entre o viaduto do Tarumã e o Conjunto Solar (Bacacheri). No total serão construídas cinco pistas: a canaleta do ônibus, duas vias marginais à canaleta - com três pistas cada em sentidos opostos – e mais duas vias locais. O projeto segue o modelo adotado na Linha Verde Sul e também prevê a requalificação das calçadas e execução de ciclovias e bicicletários de integração com o transporte coletivo. A obra deve ter início em abril.

 

Continuidade

O lote 3.1 da Linha Verde Norte dá continuidade ao processo de conclusão da Linha Verde assumida pela atual administração municipal. O lote 1 norte está praticamente concluído, com tráfego de veículos normalizado, faltando a finalização da canaleta em cima do viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo. Também falta finalizar a colocação de gradil para a passagem de pedestres no viaduto e concluir a escadaria e a rampa de acesso da Avenida Affonso Camargo para o viaduto.

 

A etapa 1 da Linha Verde Norte compreende o trecho entre a passarela metálica da UFPR e a passarela próxima ao Viaduto Tarumã, e inclui além da construção das cinco pistas, a execução de duas trincheiras - nas Ruas Agamenon Magalhães (com 340 metros de extensão) e Roberto Cichon (com 240 metros de extensão), que formam um importante binário na região - e o alargamento do viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo (150 metros de extensão por 49 metros de largura). Todas essas obras já foram concluídas.

 

A prioridade da atual administração é colocar à disposição da população curitibana, até o final de 2016, mais um corredor de transporte coletivo. Para tanto, novos editais de licitação da Linha Verde estão sendo elaborados e deverão ser lançados nos próximos meses como o lote 4.1 Norte, entre o Conjunto Solar até o Atuba, e o lote 2 Norte, que compreende a ampliação e readequação do Viaduto do Tarumã sobre a Avenida Vitor Ferreira do Amaral.

 

Finalidade

A Linha Verde foi projetada para ser via de alto desempenho, tanto em capacidade de escoamento do tráfego, quanto de segurança para os usuários. Quando estiver concluída, em toda a sua extensão (22 km), também proporcionará aos cidadãos uma nova opção de transporte coletivo, inclusive com inovações tecnológicas.

 

A Linha Verde Norte amplia em quase 10 km o sistema de vias exclusivas do transporte de Curitiba e vai permitir a implantação de mais duas linhas do Expresso e novos pontos de integração de linhas alimentadoras que hoje apenas atravessam a antiga BR, com integração nos terminais.

 

As duas novas linhas de expresso vão transportar em torno de 90 mil passageiros por dia, fazendo a ligação direta entre os bairros Atuba/Pinheirinho e Atuba/Centro. A ligação entre os terminais de transporte Atuba e Pinheirinho será feito pelos 22 km da Linha Verde (trechos norte e Sul). Do Atuba até a Praça Carlos Gomes, o ônibus vai se deslocar pela canaleta da Linha Verde Norte entrando na Avenida Marechal Floriano Peixoto em direção ao Centro.

 

As duas novas linhas completam o projeto de ampliação da capacidade do BRT na Linha Verde. Atualmente, na Linha Verde Sul circula o Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes que transporta cerca de 35 mil passageiros por dia. Como vai acontecer no trecho Norte, na Linha Verde Sul, além do Expresso também linhas que vêm dos bairros fazem integração nas estações. Com isso, o cidadão não precisa mais ir até o terminal para mudar seu roteiro, podendo descer na Linha Verde e seguir até o Centro sem precisar ir até o terminal.

 

Além da linha Verde Norte, conheça um pouco dos demais planos apresentados pela prefeitura de Curitiba ao ministro das Cidades:


Plano Cicloviário de Curitiba (Plan Ciclo)

Lançado em setembro de 2013, o Plano Cicloviário de Curitiba prevê a implantação de 300 km de vias cicláveis em Curitiba até o final de 2016, consolidando a bicicleta como modal de transporte de forma integrada aos demais. Nos primeiros dois anos de gestão, foram implantados 67 km de novas vias cicláveis, o que corresponde a mais da metade da antiga malha cicloviária existente, de 127 km, que havia sido implantada ao longo dos últimos 40 anos.

 

No projeto entregue ao ministro Kassab estão contemplados mais 184,74 km de novas vias cicláveis e 34,30 km de vias cicláveis a serem requalificadas, totalizando 219,04 km. O projeto também prevê a implantação de 1.920 vagas protegidas para o estacionamento de bicicletas em terminais de ônibus (bicicletários), 400 vagas protegidas para o estacionamento de bicicletas em parques (bicicletários) e 3.200 vagas em paraciclos a serem instalados em diversos pontos da cidade.


Plano Estratégico de Calçadas (Plan Cal)

O Plano Estratégico de Calçadas foi elaborado a partir de uma demanda da comunidade. As dificuldades enfrentadas pelos cidadãos ao transitar nos passeios da cidade – sejam eles adultos, crianças ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção – levou o Ippuc a realizar uma série de estudos e levantamentos da malha existente, seus diferentes tipos de calçamento e suas condições atuais.

 

As pesquisas apontaram que, de um total aproximado de 4.500 quilômetros de vias existentes em Curitiba, apenas um terço possui algum tipo de calçamento. Além disso, o corpo técnico da Prefeitura Municipal de Curitiba também identificou uma estreita relação entre as condições dos passeios e a segurança pública. Em função disso, o Plan Cal prevê a implantação dos Caminhos de Luz – calçadas seguras e bem iluminadas no entorno de escolas públicas, locais onde há um grande fluxo diário de pessoas. Deverão ser implantados 30.575 metros de novos passeios no entorno desses equipamentos públicos.

 

Nessa primeira fase o Plan Cal também prevê a instalação de novos calçadões na cidade, sendo um em cada uma das nove Regionais existentes e outro no Tatuquara, que irá abrigar a décima regional de Curitiba. Para os calçadões está prevista a implantação de 3.446 metros de novos passeios. Com isso, a Prefeitura Municipal de Curitiba investe em novas centralidades, estimulando o encontro e humanizando espaços públicos distantes do centro da cidade.


Plano de Gestão da Malha Viária

De acordo com o Plano Diretor de Curitiba, o crescimento e o desenvolvimento do município estão amparados sobre o tripé formado pelo uso do solo, transporte coletivo e sistema viário. O Plano de Gestão da Malha Viária de Curitiba foi elaborado a partir da percepção do crescimento e da expansão do município em direção à região metropolitana nos últimos 50 anos.

 

Para que o tripé se mantenha operacional e cumpra sua função, é fundamental a conservação, recuperação e ampliação da malha viária da cidade. Para tanto, o Ippuc elaborou projetos com a colaboração de outros órgãos municipais para determinar os locais que deverão sofrer intervenções e de que maneira isso deve ser realizado. As ações emergenciais irão contemplar 293.745 metros de extensão em obras a serem realizadas nas nove regionais da cidade. Entre as diversas iniciativas estão previstos fresagem e recape, pavimentação alternativa, pavimentação rígida e implantação de calçamento, entre outros.

 

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