O antigo trem do Subúrbio de Salvador dará lugar ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), projeto do Governo da Bahia e defendido pelo governador Rui Costa em sua primeira audiência com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, nesta terça-feira (13), em Brasília. Com aporte estimado em R$ 1,1 bilhão, o novo modal ligará Paripe ao Comércio, no terminal da França.
O governador classificou a obra como uma das imprescindíveis dentro do plano estadual de mobilidade urbana para Salvador. “O VLT será um transporte de qualidade, esperado pela população do Subúrbio”. Compartilhando do mesmo entendimento, o ministro Kassab se comprometeu a dar celeridade ao trâmite do projeto na sua pasta. A expectativa é que as obras tenham início no primeiro semestre deste ano.
No encontro, também foi feito balanço das áreas de habitação, saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano. A iniciativa partiu do ministro e visa ampliar o diálogo entre o Ministério das Cidades e o governo baiano. Na avaliação do governador, o balanço vai permitir que os projetos da Bahia sejam executados de maneira mais rápida, com as equipes integradas para cumprir o mais breve possível os requisitos necessários. “As partes se comprometeram a adotar medidas para garantir a celeridade no [aspecto] normativo e na execução das obras já licitadas”, disse.
Rui ainda apresentou como prioridade projetos de saneamento básico, a exemplo do Sistema de Abastecimento de Água de Itaberaba e o Sistema de Esgotamento Sanitário de Irecê. Estiveram presentes também na reunião os secretários estaduais da Casa Civil, Bruno Dauster, e de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, e o senador eleito Otto Alencar.
Leia também:
Em Salvador, adesivos com frase 'estacionei em uma ciclofaixa' são distribuídos
Metrô de Salvador: Estação Bom Juá será aberta em março; Pirajá só em junho
Pedestres ainda tropeçam nas calçadas de Salvador