As avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurguéia e Kennedy são as novas vias da capital do Piauí que já estão sendo sinalizadas e recebendo a faixa exclusiva para o livre tráfego de ônibus. Antes já tinham sido implantadas as faixas exclusivas na avenida Frei Serafim e nas ruas Coelho de Resende e Pires de Castro.
Os horários para o tráfego nas novas vias serão diferenciados das que já possuem a faixa exclusiva. Em dias úteis, a faixa estará exclusiva para os ônibus das 6h às 8h30, das 11h30 às 14h30 e das 17h às 19h. E aos sábados, o acesso estará disponível para o transporte público das 6h às 8h30 e das 11h30 às 14h.
Falta educação de trânsito
Para especialistas como o professor do Sest/Senat, Aluísio Adad, as medidas são necessárias, mas devem vir acompanhadas de um trabalho de educação de trânsito: “Nas vias estreitas que só têm duas faixas eu acredito que até aumente o congestionamento. Motorista de ônibus e carro respeitando a medida, eu acredito que seja uma solução, mas apenas em vias largas porque nas vias curtas o número de carros é maior”, disse.
Alguns motoristas reclamam da medida porque em locais como no cruzamento da avenida Frei Serafim com a Coelho de Resende, os ônibus precisam sair da faixa que fica na direita, para fazer a conversão à esquerda.
“Essa parte aqui tem que colocar uma sinalização mais eficiente porque o ônibus sai da direita, para ir para esquerda e para fazer uma conversão aqui a gente perde. Além de confuso pode acontecer um acidente aí”, reclamou um outro motorista. “Tá muito errado isso aí, demais. Não tem como a gente passar aí não. Aumentou demais o risco de um acidente”, disse um motorista, Adilson Vieira.
O diretor de transportes viários das Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans) diz que a fiscalização será reforçada com a instalação de câmeras ao longo das vias. A prioridade é garantir uma qualidade maior ao transporte coletivo. “Com essa intervenção nós estaremos dando a preferência ao transporte coletivo porque tem a capacidade de transportar mais pessoas”, disse.
Leia também:
Em Teresina (PI) 300 pessoas foram multadas por estacionar em ciclovia nos últimos 3 meses
Lançada cartilha explicativa sobre Lei das Calçadas em Teresina
Piauí espera liberação de verba do Ministério das Cidades para metrô