Os adesivos da campanha #estacioneinaciclofaixa começaram a ser distribuídos pela prefeitura de Salvador para grupos de cicloativistas da cidade. Com a frase "Estacionei em uma ciclofaixa", os cinco mil adesivos têm como objetivo conscientizar motoristas sobre a importância de não estacionar nas ciclofaixas e ciclovias da cidade.
Segundo a prefeitura, a campanha foi inspirada em ciclistas canadenses que resolveram colar adesivos com os dizeres "I parked in a bikelane" (Eu estacionei na ciclovia), nos veículos das pessoas que insistiam nessa prática.
A distribuição começou na última sexta-feira (9) e, de acordo com o coordenador do movimento Salvador Vai de Bike e presidente da Saltur, Isaac Edington, os adesivos serão entregues aos ciclistas para eles colarem nos carros que encontrarem estacionados na ciclofaixa. Entre os grupos que receberão o material estão o Amigos de Bike, Bike Anjo Salvador e Meninas no Pedal.
Os adesivos são na cor amarela, possuem o símbolo de proibido estacionar e também o seguinte texto: “Art. 181, VIII do CTB, Infração Grave: Remoção, Multa e 5 pontos na carteira. A ação, que tem o apoio da Transalvador, pretende fazer com que os motoristas compreendam a importância de não estacionar nesses espaços em nenhuma hipótese.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 181, parágrafo VIII, estacionar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público é infração grave.
Leia também:
Metrô de Salvador: Estação Bom Juá será aberta em março; Pirajá só em junho
Pedestres ainda tropeçam nas calçadas de Salvador
Em Salvador, carros estacionados em ciclovias vão receber adesivo