São Paulo e a bicicleta nos planos de mobilidade

Com novas propostas em andamento, a 'cidade do congestionamento' poderá vir a se tornar um dia exemplo em mobilidade urbana

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Yuri Costa*  |  Postado em: 12 de janeiro de 2015

Ciclovia da Av. Paulista deve ser entregue este an

Ciclovia da Av. Paulista deve ser entregue este ano

créditos: Kelsen Fernandes / Fotos Públicas

 

Que o trânsito de São Paulo é caótico, não precisa nem morar na cidade para saber, mas uma pesquisa recente realizada pela TomTom, líder global em tráfego, apontou que a metrópole se encontra em quinta posição no ranking mundial das cidades com pior congestionamento no mundo! O município também é o recordista mundial de maior congestionamento já registrado, com 344 quilômetros em 2014.

 

Em uma pesquisa referente a mobilidade urbana em São Paulo, realizada pela Home Agent, uma empresa de call center cujos funcionários trabalham de casa, 85% dos entrevistados criticaram o trânsito da cidade. O estudo também concluiu que a principal forma de deslocamento do paulistano diariamente se dá por meio de transportes públicos, mas mesmo assim 43% dos entrevistados apresentaram insatisfação com relação a essa opção, principalmente entre os moradores da zona leste. A pesquisa completa por ser encontrada neste outro artigo do Mobilize.

 

Ciclovias

Apesar dos dados preocupantes, as recentes mudanças no plano diretor da cidade visam grandes melhorias. Dentre essas novas diretrizes, está o favorecimento de meios de transporte alternativo, como por exemplo a implementação de ciclovias por todas as regiões. Uma das grandes ações nesse quesito será a implementação da ciclovia ao longo da Avenida Paulista, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2015. “A expectativa é manter as condições de segurança e fluidez do trânsito com a transferência das bicicletas para uma pista definitiva, garantindo um conforto maior aos usuários da Avenida Paulista, principalmente aos ciclistas e pedestres”, explica Jilmar Tatto, secretário da Secretaria de Transportes da cidade de São Paulo (SMT).

 

A obra também contará com construção de dutos de fibra ótica e cabeamento sob o canteiro central, grades para proteção dos ciclistas e semáforos sincronizados com o fluxo de bicicletas, além de priorizar os pedestres. Outra vantagem será para os moradores da região, que terão entrada e saída dos prédios facilitadas devido ao novo planejamento de mobilidade urbana.

 

Como um dos grandes empecilhos para o sucesso dessa proposta de favorecimento das bicicletas é justamente cultural, uma saída possível seria o desconto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para as empresas que incentivarem o uso das bicicletas, implementando bicicletários e vestiários, conforme prevê o Projeto de Lei feito pela vereadora Juliana Cardoso (PT) e que agora encontra-se em andamento da Câmara Municipal.

 

Mas a preocupação com a mobilidade urbana não fica apenas entre os políticos ou na hora de sair de casa. Segundo um levantamento feito pela Agente Imóvel, a expectativa pela melhoria da mobilidade urbana está aumentando o interesse das pessoas por apartamentos localizados em regiões inclusas nas propostas de melhorias de mobilidade, como ao redor dessa ciclovia da Avenida Paulista. Aos poucos, São Paulo está deixando de ser a cidade do congestionamento para se tornar a cidade exemplo em mobilidade urbana.

 

*Yuri Costa é estudante de Jornalismo pela ECA-USP e escreveu este artigo em colaboração ao Mobilize  


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