Novo sistema de transporte público diminuirá 40% do tempo de viagem no ES

A partir de 2014, coletivos de alta qualidade prometem acabar com gargalos do trânsito da região Metropolitana do Espírito Santo

Notícias
 

 |  Autor: Sindicopes  |  Postado em: 19 de outubro de 2011

Vila Velha -ES

Vila Velha -ES

créditos: aconteceemvilavelha.wordpress.com

Que cidadão nunca desejou um serviço de transporte público de alta qualidade, eficiente, ágil, confortável e com custo atrativo? Este é o conceito do novo sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit - Transporte Rápido por Ônibus), que tem o objetivo de atrair os usuários de automóveis e melhorar toda mobilidade urbana. O sistema reduz 40% o tempo de viagem quando comparado ao ônibus convencional, além de reduzir a poluição do ar em 35% e os acidentes em 54%.


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, a Grande Vitória recebeu 225.492 habitantes. Para suprir a demanda, a quantidade de transportes também aumentou, os automóveis cresceram 500%, enquanto a frota de ônibus aumentou somente 70%.


Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Luis Fiorotti, as cidades que utilizam bicicletas e ônibus como principais meios de transporte, são exemplo em mobilidade urbana eficiente e sustentável.


"O trânsito da Grande Vitória está cada vez pior, precisamos que sejam feitos investimentos em transportes públicos competentes e em ciclovias. Desta forma, o cidadão poderá deixar o seu automóvel em casa e utilizar outros meios para se locomover. Isto diminuirá as emissões de gases poluentes, além de reduzir os gargalos existentes no trânsito", diz.


O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop-ES), Fábio Ney Damasceno, revela que para que haja redução no número de automóveis nas ruas da Grande Vitória, é necessário que seja implantado um sistema rápido, eficiente, pontual e de alta qualidade. "Certamente desta forma, o usuário do automóvel irá se atrair".


No Espírito Santo, o sistema BRT está em fase de planejamento. Segundo previsões da Setop-ES, o novo sistema de transporte coletivo começa a ser implantado em 2012 e operado no início de 2014.


O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Espírito Santo (Sindicopes), José Carlos Chamon, diz que o segmento transporte demanda infraestrutura com potencial, necessária para direcionar o desenvolvimento urbano.


"Um transporte competitivo com o carro é aquele que consegue apresentar vantagens similares quanto ao tempo total de viagem, ao conforto, ao custo e à conveniência. Assim, projetar um sistema BRT para manejar a alta demanda de passageiros de maneira veloz é um dos pilares da construção de um serviço competitivo em relação aos carros. A capacidade e a velocidade são características do BRT que definem as feições que o coloca afastado dos serviços de ônibus convencionais", afirma.


O primeiro sistema BRT do mundo foi implantado na cidade de Curitiba, no Brasil. Além de ter sido testado e aprovado em países como Canadá, Colômbia, Chile, Espanha, Estados Unidos, México, Equador, Turquia e Venezuela.


O presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Maely Coelho, diz que receber bem o turista é o desafio de qualquer destino turístico. "Todo destino precisa estar preparado e equipado para oferecer boas opções de hospedagem, gastronomia, eventos e entretenimento. Mas, para que o turista aproveite todas as opções, é extremamente necessário que ele possa se locomover com facilidade dentro da cidade. O BRT é sucesso em muitas cidades e países, a implantação do sistema no Estado certamente trará bons resultados", afirma Maely Coelho.


Como funciona o sistema BRT

 

Corredores exclusivos para ônibus;
Veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
Integração entre serviços;
Serviços alimentadores e interbairros municipais alimentando as linhas BRT nos terminais, portais ou estações;
Cobrança antecipada da tarifa (externa ao veículo);
Integração com outros modais em estações, terminais e portais;
Estacionamentos e bicicletários em locais estratégicos;
Programação e controle rigorosos da operação por meio do sistema inteligente;
Amplo sistema de sinalização e informação ao usuário.

 

 

Comentários

luciano - 25 de Junho de 2013 às 20:27 Positivo 0 Negativo 0

lembrando que o vlt vai continuar a atrapalhar o transito,pois utiliza nossas avenidas super lotadas,precisamos tirar os carros das ruas e nao colocar mais. METRÔ METRÔ VLT VLT URGENTE.

kamylla - 25 de Junho de 2013 às 20:26 Positivo 0 Negativo 0

lembrando que o vlt vai continuar a atrapalhar o transito,pois utiliza nossas avenidas super lotadas,precisamos tirar os carros das ruas e nao colocar mais. METRÔ METRÔ VLT VLT URGENTE

kamylla - 25 de Junho de 2013 às 20:24 Positivo 0 Negativo 0

POR FAVOR DILMA,peça e ordene esses politicos corruptos aqui do ESPIRITO SANTO para incluirem e fazerem um estudo aqui no estado para a implantaçao do sistema de METRÔ E VLT URGENTE

jane - 25 de Junho de 2013 às 20:23 Positivo 0 Negativo 0

POR FAVOR DILMA,peça e ordene esses politicos corruptos aqui do ESPIRITO SANTO para incluirem e fazerem um estudo aqui no estado para a implantaçao do sistema de METRÔ E VLT URGENTE

luciano - 25 de Junho de 2013 às 20:23 Positivo 0 Negativo 0

POR FAVOR DILMA,peça e ordene esses politicos corruptos aqui do ESPIRITO SANTO para incluirem e fazerem um estudo aqui no estado para a implantaçao do sistema de METRÔ E VLT URGENTE

Clique aqui e deixe seu comentário