Pedala Maninho é um projeto que visa levar às comunidades mais desassistidas a oportunidade de debater o tema mobilidade urbana usando a bicicleta como ator principal. Além da dar voz aos jovens e as famílias, o projeto tem como foco a capacitação de mão de obra com realização de oficinas de manutenção de bicicletas com profissionais da área estimulando a autonomia e abrindo mais esta possibilidade de locomoção com a bicicleta.
A realização tanto das oficinas de manutenção, de painéis sobre o tema mobilidade, escola de bike anjo para ensinar adultos a pedalar, são totalmente voltadas para o estímulo ao uso da bicicleta tanto como lazer, quanto como meio de transporte.
O que é
Um projeto de inclusão social e qualidade de vida desenvolvido e organizado pelo Pedala Manaus e os grupos de pedal Guaribike e Speed Bike para os jovens da periferia.
O projeto Pedala Maninho tem o objetivo de estimular a autonomia dos jovens, melhorar as possibilidades de locomoção e acrescentar mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades.
Como funciona
A iniciativa pretende mitigar alguns dos problemas que os moradores do bairro do Puraquequara enfrentam, tais como o transporte público ineficiente, superlotação e as poucas opções de mobilidade. As bicicletas, além de ser uma ótima forma de lazer, também são utilizadas para a prática de esporte e como meio de transporte. O baixo custo de sua aquisição e manutenção torna essa realidade um pouco mais acessível para estas pessoas.
Serão promovidos consertos de bicicletas e aulas rápidas sobre mecânica, com as oficinas de manutenção de bicicleta. Além disso, serão realizadas:
- Escola Bike Anjo para ensinar adultos a pedalar;
- Palestras e painéis sobre o uso e benefícios da bicicleta;
- Recuperação de bicicletas;
- Painel sobre mobilidade urbana;
- Doação de 30 bicicletas já recuperadas;
- Atividades lúdicas para crianças (pintura, desenho, jogos, etc.)
-
Serviço
O Pedala Maninho acontecerá no dia 14 de dezembro na Associação de Moradores do Bairro Puraquequara, localizada na zona leste da cidade de Manaus. As atividades terão início às 09h e se estenderão até às 12h.
Qualquer pessoa que entenda de mecânica que tenha uma bike, peças ou ferramentas para doar ou quer ajudar a divulgar, a participação será muito bem vinda.
Leia também:
Jovens revitalizam pontos de ônibus no centro de Manaus
Manaus, a mais rica da Amazônia, não investe na sinalização para pessoas
Com menos de 10% do prometido, ciclovia em Manaus ainda não é realidade e obras estão paradas