A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, elaborou um questionário online para analisar as necessidades cicloviárias do município. A enquete está disponível no site da prefeitura e aborda questões gerais sobre o tema, como quanto tempo a pessoa leva de um ponto até o outro, quais vias são percorridas, quais as prioridades que o governo deve atentar-se e quais os locais para instalação de bicicletários (estacionamentos para bicicletas).
Os resultados viabilizarão um estudo dos principais trajetos dos ciclistas, o que permite que a Pasta verifique quais são as dificuldades enfrentadas no trânsito, além de abrir espaço para que a prefeitura receba sugestões de quem utiliza bicicleta como meio de transporte. A elaboração de ciclofaixas será analisada por meio das questões Origem-Destino, que visam a criação de ciclofaixas e ciclovias.
O questionário foi apresentado ao Comdes (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) em outubro, para que os conselheiros possam repassar as questões aos funcionários de suas empresas. Assim, a Prefeitura de Limeira busca um maior levantamento de dados. A participação no questionário é gratuita para toda a sociedade e as perguntas foram desenvolvidas de forma a não tomarem muito tempo do cidadão.
A secretária de Mobilidade Urbana, Andréa Soares, informa que a prioridade do questionário é conhecer os usuários de bicicletas e suas necessidades. “A intenção é saber para quem estamos trabalhando e estabelecer parâmetros para novos projetos. Também é preciso ter ciência dos anseios dos ciclistas, como bicicletários e sombreamentos”, afirma.
Em setembro deste ano foi realizado o 1º fórum de Mobilidade por Bicicleta, evento realizado pela secretaria com o objetivo de promover a comunicação entre o Executivo e os ciclistas de Limeira. Durante o encontro, um dos principais apontamentos dos usuários foi a necessidade de infraestrutura cicloviária no município. O questionário foi produzido em virtude das sugestões dos cidadãos.
A economia financeira e a qualidade de vida dos limeirenses também estão em pauta, assim como a segurança no trânsito. A enquete faz parte do Plano de Mobilidade e pode ser acessada no site www.limeira.sp.gov.br/pml/secretarias/mobilidade-urbana. Dúvidas e sugestões devem ser encaminhada no e-mail mobilidadelimeira@gmail.com.
Leia também:
Programa Cicloviário do DF
Plano cicloviário de Natal não saiu do papel
Proposta para definição de rede cicloviária: um estudo de caso de Maringá
Caderno de encargos para projetos cicloviários no Rio de Janeiro
Rua não é lugar de bicicleta?