Falta de sinalização, problemas no transporte coletivo, calçadas irregulares ou obstruídas, e a falta de ciclovias são apenas alguns dos problemas que poderão ser reportados na plataforma gratuita Mobilize - Cidadera, que o Mobilize Brasil está lançando neste final de ano.
O sistema foi desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) e tem foco em pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. A ferramenta já está disponível no portal Mobilize Brasil, no endereço www.mobilize.org.br/mobilize-se
Como funciona
O funcionamento é bem simples: se você perceber que falta uma faixa de pedestres em um cruzamento, se algum objeto está obstruindo a calçada, ou notar que a ciclovia está esburacada, basta acessar o Mobilize do seu celular, tablet ou computador e registrar sua manifestação, se possível com imagens do local.
O sistema irá lançar a ocorrência em um mapa do Google, deixando a reclamação disponível online para acesso público, com a possibilidade de inserção de novas fotos e comentários. Periodicamente, essas informações serão encaminhadas às prefeituras de cada município.
Ao longo do tempo, a ferramenta irá gerar um banco de dados com as manifestações, especialmente aquelas relacionadas à mobilidade urbana, tudo visível no próprio mapa interativo.
Assim que for inserida no sistema, a reclamação aparece com o status ‘não resolvido’, e poderá ser alterada para ‘resolvido’, caso tenha sido atendida.
A ideia é pressionar o poder público para a solução desses problemas apontados pelos cidadãos que circulam pela cidade a pé, de bicicleta, de metrô ou de ônibus.
Além disso, o aplicativo deverá gerar uma grande quantidade de dados, permitindo que a sociedade e as autoridades identifiquem os pontos mais problemáticos de cada cidade. Alguns municípios já mantêm parceria com o Cidadera e utilizam a ferramenta como forma de interagir com a sociedade.
Participe!
Se você quer ajudar a melhorar a mobilidade urbana em sua cidade, acesse o link www.mobilize.org.br/mobilize-se e registre sua manifestação!